Personalidade INFJ - O Conselheiro

Índice do artigo

infj

Como um INFJ, o seu principal modo de viver é focado internamente, o mesmo é dizer que lida com as coisas de acordo com o que sente sobre elas, ou como elas se encaixam no seu sistema de valores pessoais. O seu modo secundário é externo, significa que absorve os factos primariamente através da sua intuição.

Os INFJ's são gentis, carinhosos, complexos e indivíduos altamente intuitivos. Artísticos e criativos, vivem num mundo de significados e possibilidades escondidas. Apenas um por cento da população detem este tipo de personalidade, tornando-o no mais raro de todos os tipos.

Os INFJ's dão grande importância à organização no seu mundo exterior. Investem uma grande quantidade de energia na identificação do melhor sistema na realização de  tarefas e estão constantemente a definir e redefinir as prioridades nas suas vidas. Por outro lado, no seu universo interno, os INFJs lidam de uma forma intuitiva que é completamente espontânea. Sabem as coisas de forma intuitiva, sem saber muito bem o porquê e sem conhecimento detalhado do assunto em mãos. Normalmente estão certos, e, normalmente, sabem-no. Consequentemente, os INFJs têm muita fé nos seus instintos e intuições. Este facto pode despoletar um conflito entre os mundos interno e externo, o que pode fazer com que um INFJ não seja tão organizado quanto outros tipos de Julgamento tendem a ser. Ou podemos ver alguns sinais de desordem que contrariam uma postura pessoal normalmente ordenada, como uma mesa consistentemente desarrumada, por exemplo.

Alguns INFJs relatam experiências de natureza espiritual, tais como o acometimento de pressentimentos fortes sobre a existência de um problema com um ente querido, e descobrir mais tarde, que esse familiar esteve envolvido num acidente de carro. Este é um facto que outros tipos podem desprezar e ridicularizar. Até mesmo um INFJ tem dificuldade em entender a sua intuição a um nível que possa ser verbalizado. Consequentemente, a maioria dos INFJs é bastante protectora do seu próprio interior, compartilhando apenas o que eles escolhem para compartilhar quando optam por compartilhá-lo. Eles são indivíduos profundos, complexos, que são bastante reservados e bastante dificeis de compreender.

Mas um INFJ é tão caloroso quanto complexo. Os INFJs têm um lugar especial no coração das pessoas que os rodeiam, que são capazes de ver os seus dons especiais e profundidade de carinho. Os INFJs preocupam-se com os sentimentos das pessoas, e tentam ser amistosos para evitar ferir alguém. Eles são muito sensíveis aos conflitos, e não lidam muito bem com isso. Situações que causam conflitos podem conduzir um INFJ, normalmente pacífico, a um estado de agitação ou raiva latente. Eles tendem a internalizar conflitos no seu organismo, despoletando problemas de saúde, quando estão sob grande stress.

Porque o INFJ tem esses fortes capacidades intuitivas, eles confiam em seus próprios instintos acima de tudo. Isso pode resultar em uma teimosia INFJ e tendência a ignorar as opiniões das outras pessoas. Eles acreditam que eles estão certos. Por outro lado, INFJ é um perfeccionista que duvida que eles estão vivendo até seu potencial máximo. INFJs raramente estão em completa paz com eles mesmos - há sempre algo que deve ser feito para melhorar a si mesmos e o mundo ao seu redor. Eles acreditam em constante crescimento, e muitas vezes não ter tempo para deleitar-se com as suas realizações. Eles têm sistemas de valores fortes, e precisam viver suas vidas de acordo com o que acha que é certo. Em deferência ao aspecto Sentimento de suas personalidades, INFJs são, de certa forma vai suave e fácil. Por outro lado, eles têm expectativas muito elevadas de si mesmos, e freqüentemente de suas famílias. Eles não acreditam em comprometer seus ideais.

INFJ é uma educadora natural; paciente, dedicada e protetora. Eles fazem pais amorosos e geralmente têm fortes laços com seus filhos. Eles têm grandes expectativas de seus filhos, e empurrá-los para ser o melhor que pode ser. Isso às vezes pode se manifestar na INFJ sendo intransigente e teimoso. Mas, geralmente, filhos de um INFJ obter orientação dos pais dedicado e sincero, combinado com profundo carinho.

No local de trabalho, o INFJ geralmente aparece em áreas onde eles podem ser criativo e um pouco independente. Eles têm uma afinidade natural para a arte, e muitos são excelentes nas ciências, onde eles fazem uso de sua intuição. INFJs também pode ser encontrado em profissões orientadas a serviços. Eles não são bons em lidar com minúcia ou tarefas muito detalhados. O INFJ tentará evitar tais coisas, ou então ir para o outro extremo e envolver-se nos detalhes, na medida em que eles não conseguem ter uma perpectiva abrangente. Um INFJ que escolha ser meticuloso com os detalhes pode ser altamente crítico de outros indivíduos que não o são.

O indivíduo INFJ é dotado de uma forma que outros tipos não são. A vida não é necessariamente fácil para o INFJ, mas eles são capazes de grande profundidade de sentimento e realização pessoal.


O aconselhamento é um braço da mentoria cujo propósito é ajudar as pessoas a desenvolverem seus potenciais, e você possui um forte e raro desejo de contribuir para o bem-estar das pessoas, e gosta genuinamente de guiá-las a maiores realizações pessoais. Pessoas como você são bem raras, representando pouco mais do que um por cento da população, o que é muito ruim, considerando-se a sua utilidade na ordem social. Embora você tenda a ser uma pessoa privativa e sensível — e portanto normalmente não é do tipo de líder que aparece — você trabalha intensamente com as pessoas próximas a você, quietamente exercendo sua influência nos bastidores do ambiente familiar, dos amigos, e dos colegas de trabalho. Amigável e recluso, você é uma pessoa complexa, e por conta disso está apto a compreender e lidar a com questões éticas complexas e com pessoas profundamente atribuladas.

Você pode ser uma pessoa difícil de se conhecer, que possui uma vida interior extraordinariamente rica, mas que é reservado e tende a não compartilhar suas reações exceto com as pessoas em quem você confia. Quando em meio aos seus entes queridos, você certamente não reluta em expressar seus sentimentos, seu rosto iluminando-se quando tomado por emoções positivas, podendo também fechar como uma nuvem de tempestade quando tomado por as emoções negativas. Devido à sua forte capacidade de absorver o que as outras pessoas sentem, você pode se machucar muito facilmente por aqueles à sua volta, e esta talvez seja exatamente a razão por que você tende a ser uma pessoa reservada, que silenciosamente se afasta do contato humano. Ao mesmo tempo, pessoas que já conhecem você há anos podem estar sempre descobrindo coisas novas sobre você, que chegam a surpreendê-las. Não que você se comporte de forma inconsistente; você valoriza grandemente sua própria integridade, porém você possui uma personalidade tão misteriosa e complexa que às vezes intriga até a si mesmo.

Você exibe uma forte capacidade de solidarizar-se com o próximo, e pode tornar-se consciente das emoções e intenções — sejam elas boas ou más — das outras pessoas antes mesmo destas pessoas estarem conscientes delas. Esta "leitura de mente" pode se manifestar através de você sentir a angústia ou as mazelas ocultas das outras pessoas de tal maneira que é difícil para os outros compreenderem. Até para você é difícil explicar como conseguiu penetrar o mundo dos sentimentos da outra pessoa de maneira tão aguçada. Além disso, você é o tipo de pessoa mais provável de demonstrar uma capacidade de compreender fenômenos psíquicos. O que é conhecido como "percepção extra-sensorial" é bem capaz que seja uma capacidade intuitiva excepcional — em ambas as suas formas, projeção e introjeção, e é frequentemente encontrada em pessoas como você. Esta sua percepção pode envolver pessoas, coisas, e muitas vezes eventos, tomando a forma de visões em muitos casos, através de episódios de presciência, premonições, imagens visuais ou auditivas relacionadas a coisas que ainda estão por vir, bem como comunicações misteriosas com determinadas pessoas, à distância.

Por conta de sua vívida imaginação, pessoas como você são geralmente vistas como das mais poéticas, e até mesmo místicas, entre todas as pessoas. Você utiliza um grau incomum de imagens em sua comunicação, imagens estas de natureza complexa e frequentemente encontradas em textos estéticos como romances, peças teatrais, e poemas. Certamente, pessoas como você frequentemente escolhem as Artes Liberais como base da formação superior, e poderá ser atraído pela escrita criativa como profissão. Em todas as suas comunicações você é mestre sobre as metáforas, e naturalmente descreverá uma coisa em termos de outra. O grande talento que você possui para a linguagem metafórica — tanto escrita como verbal — é geralmente direcionado à comunicação com as pessoas de uma forma personalizada. Escritores como você relatam que escrevem com uma determinada pessoa em mente, enquanto que escrever para um público sem rosto os deixam sem inspiração.

Na escola, você provavelmente é uma pessoa estudiosa, tirando suas notas altas e apresentando sua criatividade sem necessidade de pompa. Adora resolver problemas, leva seus trabalhos a sério, e gosta de atividade acadêmica, podendo também exibir qualidades de perfeccionismo, investindo mais tempo numa tarefa do que talvez seja justificável, dada a natureza da mesma.

(Aproximadamente 2-3% da população) Os INFJs habitam um mundo de ideias. São independentes, pensadores originais com fortes sentimentos, princípios firmes e integridade pessoal.

Os INFJs confiam nas suas próprias ideias e decisões mesmo em face de cepticismo. São motivados por uma visão interna que valorizam acima de todos os outros factores, incluindo a opinião prevalecente ou uma autoridade estabelecida. Os INFJs frequentemente vêem significados mais profundos e têm uma percepção intuitiva das situações. As suas inspirações são importantes e válidas para eles, mesmo que os outros não compartilhem do seu entusiasmo.

Os INFJs são leais, comprometidos e idealistas. São discretamente entusiásticos em ter as suas ideias aceites e aplicadas. Valorizam a integridade e podem ser determinados a ponto de serem teimosos. Por causa da força da sua convicção e da sua clara visão do que é melhor para o bem comum, os INFJs podem ser grandes líderes. Com frequência, são honrados e respeitados pelas suas contribuições.

Porque eles valorizam a harmonia e o consenso, os INFJs gostam de persuadir os outros da validade do seu ponto de vista. Conquistam a cooperação dos outros usando aprovação e elogio, em vez de discussão ou intimidação. Os INFJs empenhar-se-ão com intensidade em promover a amizade e evitar o conflito.

Normalmente, decisores atenciosos, os INFJs acham os problemas estimulantes e normalmente reflectem com cuidado antes de agir. Preferem concentrar-se com grande profundidade numa coisa de cada vez, o que pode resultar em períodos de obstinação.

Empáticos e compreensivos, os INFJs têm um forte desejo de contribuir para o bem estar dos outros. Estão conscientes das emoções e interesses das outras pessoas e, com frequência, lidam bem com pessoas complicadas. Os próprios INFJs tendem a ter personalidades profundas e complexas e podem ser ao mesmo tempo sensíveis e intensos. Podem ser reservados e difíceis de se conhecer, mas são desejosos de compartilhar os seus mundos internos com aqueles em quem confiam. Tendem a ter um pequeno círculo de amizades profundas e duradouras e podem gerar muita amabilidade e entusiasmo nas circunstâncias apropriadas.

Possíveis Aspectos Negativos

Uma vez que eles tendem a ficar tão absorvidos com "a ideia", os INFJs podem, algumas vezes, ser pouco práticos e são capazes de negligenciar detalhes de rotina que necessitam atenção. Tornando-se mais conscientes do que está à sua volta e confiando mais nas informações testadas, ajudará os INFJs a ancorar as suas ideias criativas ao mundo real.

Os INFJs podem ficar tão comprometidos com os seus próprios princípios que chegam a desenvolver visão de túnel. Podem ser teimosos acerca de mudanças e podem resistir mudar uma decisão uma vez que tenha sido tomada. Algumas vezes desprezam factos importantes porque não apoiam a sua posição, ou resistem a ideias que entrem em conflito com os seus valores. Podem não ouvir as objecções dos outros porque, para eles, sua posição parece inquestionável. Os INFJs necessitam tentar olhar para si mesmos e para o seu trabalho mais objectivamente, como os outros fariam.

Porque são tão protectores da sua própria visão, os INFJs tendem a controlar em excesso. São frequentemente perfeccionistas e podem ser hipersensíveis à crítica. Embora sejam determinados, também têm dificuldade em lidar com conflitos nos relacionamentos e podem frustrar-se ou desiludir-se se surgem conflitos. Quanto mais objectivos os INFJs podem ser acerca de si próprios e seus relacionamentos, menos vulneráveis eles serão a estes tipos de mágoas.


Os INFJ's são pessoas calorosas e afirmativas mas também profundas e complexas. Normalmente procuram e promovem relacionamentos intensos e significativos. Tendem a ser prefeccionaistas e procuram sempre o "relacionamento derradeiro". De uma formal geral, esta é uma caracteristica positiva mas às vezes volta-se contra um INFJ quando ele adquire o hábito de saltar entre relacionamentos., sempre em busca de um parceiro melhor. Genericamente, um INFJ é uma pessoa profundamente carinhosa e calorosa que investe muita da sua energia na manutenção e cuidado dos seus relacionamentos. Este facto é-lhes reconhecido por aqueles que lhes são próximos. Eles procuram relacionamentos para a vida, embora nem sempre os encontrem.


 O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do INFJ. Note que esses dez elementos podem apresentar-se em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os INFJs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.

Como um INFJ, a satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:

  • Permita-me considerar e criar novas ideias e/ou abordagens para uma variedade de problemas, na maioria aquelas que ajudem as pessoas a crescer e a se desenvolver
  • Permita-me produzir um produto ou serviço no qual eu acredite e do qual esteja orgulhoso
  • Reconheça a minha autoria e propriedade e as minhas contribuições únicas
  • Permita que me expresse e veja os resultados da minha visão
  • Permita-me implementar minhas ideias para o bem das pessoas ou no serviço de outros; permita-me trabalhar face a face com os outros
  • Seja feito num ambiente amigável e livre de tensão onde as minhas ideias sejam seriamente consideradas e eu seja psicologicamente apoiado pelos meus esforços
  • Possa ser feito independentemente, mas com a oportunidade de compartilhar frequentemente com os outros num ambiente que seja amigável e livre de conflito interpessoal
  • Permita-me organizar o meu próprio tempo e ambiente de trabalho e exercer controlo significativo tanto sobre o processo quanto o produto
  • Dê-me tempo adequado para formular e processar minhas ideias de forma a que estejam satisfatoriamente preparadas
  • Esteja em harmonia com os meus valores e crenças pessoais e permita-me manter um alto grau de integridade pessoal e profissional

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos INFJs incluem:

PONTOS FORTES

  • Bons em conceber abordagens criativas e alternativas para os problemas
  • Capazes de entender conceitos complexos
  • Promovem harmonia entre os outros
  • Líderes persuasivos e envolvidos com aquilo em que acreditam
  • Gostam de ajudar os outros a desenvolver-se

PONTOS FRACOS

  • Podem ser inflexíveis e obcecados
  • Podem ser irrealistas acerca da viabilidade das ideias
  • Podem ser perfeccionistas e muito independentes para a cultura corporativa
  • Podem comunicar de forma muito complexa para que os outros entendam

Ocupações Populares para INFJs

Ao listar ocupações que são populares entre INFJs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que os INFJs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada pela ordem de importância e/ou preferência.

  • Orientador educacional
  • Professor de educação especial
  • Bibliotecário
  • Artista
  • Dramaturgo
  • Romancista/Poeta
  • Editor/Director de arte
  • Designer gráfico
  • Gerente de recursos humanos
  • Analista de cargos e salários
  • Advogado ambientalista
  • Negociante (de ideias e/ou serviços)
  • Nutricionista
  • Arquitecto
  • Tradutor/Intérprete
  • Cientista social (Ciências Sociais)
  • Foniatra (Especialista em Foniatria)
  • Terapeuta ocupacional
  • Naturologista (Naturologia Aplicada)
  • Orientador vocacional e profissional
  • Psicólogo
  • Genealogista
  • Massoterapeuta

 Martin Luther King

Nelson Mandela

Madre Teresa

Nicole Kidman

Jimmy Carter

Mel Gibson

Goethe

"James Wilson" de Dr. House

Malcolm Crowe (Bruce Willis) em O Sexto Sentido

 

 

Fóruns

module foruns

Artigos

module articles

Ligue-se a nós!