Personalidade ESFP - O Animador

Índice do artigo

esfp

Para as personalidades do tipo ESFP, a vida é uma festa sem fim. Os ESFPs adoram ser o centro das atenções e divertem-se mesmo com as coisas mais simples – a sua natureza alegre e impulsiva é geralmente muito atraente para as outras pessoas. Pessoas com este tipo de personalidade têm um manancial inesgotável de ideias e a sua curiosidade é insaciável, eles estarão sempre entre os primeiros a tentar algo novo e excitante.

 

{module pub_article_in}

Os ESFPs adoram comunicar com as outras pessoas e podem passar muitas horas à conversa sobre diversos tópicos. Não há uma indicação mais clara de um ESFP do que alguém que passou a última hora a falar sobre tudo, menos o tópico que deveria ser o motivo principal da conversa.

Personalidades ESFP vivem num mundo de oportunidades e desfrutam dos prazeres, dramas e ideias que vida lhes oferece. Estão constantemente a tentar alegrar as outras pessoas. Os ESFPs são extremamente talentosos a fazer com que as pessoas se sintam bem e animadas, simplesmente adoram fazê-lo. Essa sagacidade realista e geralmente única dos ESFPs é um símbolo perfeito de sua natureza lúdica.

Os ESFPs têm um sentido estético altamente desenvolvido e isto é uma de suas características de personalidade mais forte. Este tipo de pessoa gosta de criar ambientes bem decorados e reconhece o valor da qualidade em muitas outras coisas.

Personalidades ESFP são muito observadoras, capazes de perceber e responder a um estado emocional angustiado de outra pessoa. Um raciocínio de longo-prazo e planeamento são geralmente os seus traços de personalidade mais fracos, os ESFPs podem não ser bons estrategistas e planeadores, mas eles são bem preparados para prestar apoio emocional e aconselhamento.

Um dos principais pontos fracos para muitos ESFPs é sua espontaneidade, que pode levar a uma superficialidade e esquecimento, com mais ênfase na satisfação rápida, mas não nas suas obrigações e deveres. É provável que os ESFPs se empenhem em ignorar conflitos em potencial, ao invés de lidar com eles diretamente.

É provável que a personalidade ESFP seja muito prática, mas não quando se trata de tarefas repetitivas ou analíticas. Eles preferem confiar na sua sorte ou pedir ajuda a outras pessoas, ao invés de passar o tempo a tentar entender uma teoria complexa.

(Aproximadamente 8-10% da população) Os ESFPs gostam das pessoas e têm um verdadeiro prazer em viver. São brincalhões e animados, tornando as coisas mais divertidas para os outros pelo seu prazer puro e descontraído.

Adaptáveis e despreocupados, os ESFPs são calorosos, amigáveis e generosos. São extremamente sociáveis e, com frequência, estão "no palco" com os outros. Participam de actividades e jogos de forma entusiástica e cooperativa e estão normalmente envolvidos em diversas actividades ao mesmo tempo.

Os ESFPs são observadores realistas e vêem e aceitam as coisas como elas são. Normalmente confiam no que podem ouvir, cheirar, degustar, tocar e ver, em vez de em explicações teóricas. Porque gostam de factos concretos e têm boa memória para detalhes, aprendem melhor a partir de experiências práticas. O seu bom senso comum proporciona-lhes capacidades práticas com pessoas e coisas. Preferem reunir informações e ver quais as soluções que surgem naturalmente.

Tolerantes e receptivos consigo próprios e com os outros, os ESFPs não tentam impor sua vontade a ninguém. Sensíveis e empáticos, os ESFPs são geralmente admirados de forma genuína por muitas pessoas. Normalmente são capazes de fazer com que todos adoptem as suas sugestões e, portanto, são bons em fazer com que as partes em conflito se harmonizem outra vez. Procuram a companhia dos outros e são bons conversadores. Apreciam ajudar outras pessoas, mas preferem fazê-lo de uma forma real e tangível.

Espontâneos e simpáticos, os ESFPs são persuasivos. Adoram surpresas e também encontrar formas de proporcionar alegria e prazer inesperados aos outros.

Possíveis Aspectos Negativos

Porque os ESFPs colocam uma prioridade tão grande em experimentar e apreciar a vida, algumas vezes permitem que as suas outras responsabilidades sofram. A sua constante socialização pode interferir e colocá-los em dificuldades e, porque são tão facilmente influenciados, têm dificuldades em se disciplinar. A tendência dos ESFPs em se distrair e não terminar as tarefas que iniciam, pode levá-los a tornar-se preguiçosos. Ao trabalhar para estabelecer prioridades nas suas actividades e encontrar um equilíbrio entre trabalho e diversão, ganharão uma perspectiva mais ampla e uma visão de longo prazo para as suas vidas. Usar métodos que são aceites e bem sucedidos de organização e gestão do tempo pode ajudá-los a superar esta predisposição natural.

A sua vida activa mantém-nos tão ocupados que falham em planear antecipadamente. Isso pode levar a não os deixar preparados para as mudanças da vida que seriam mais fáceis de serem enfrentadas se os sinais de suas ocorrências tivessem sido notados. Os ESFPs precisam tentar antecipar os eventos que poderiam estar prestes a ocorrer e desenvolver um plano alternativo de acção no caso das coisas se tornarem desagradáveis.

Os ESFPs também tendem a tomar decisões sem considerar as consequências lógicas de suas acções. Confiam nos seus próprios sentimentos pessoais e usam-nos com a exclusão de dados mais objectivos. Os amigos são tão altamente valorizados pelos ESFPs que eles tendem a olhar apenas os seus lados positivos. Os ESFPs necessitam dar um passo atrás e considerar a causa e efeito das acções e trabalhar na direcção e de se tornarem mais firmes. Dizer "não" não será tão difícil se eles tentarem.

Pontos Fortes de um ESFP

  • Ousado.
  • Original.
  • Excelente habilidade interpessoal.
  • Ótimo sentido de estética e beleza.
  • Prático.
  • Muito observador.

Pontos Fracos de um ESFP

  • Difícil manter o foco.
  • Muito sensível.
  • Fraco como planeador.
  • Sempre em busca de estímulos.
  • Tem dificuldades em um ambiente académico.
  • Detesta conflitos.

Fóruns

module foruns

Artigos

module articles

Ligue-se a nós!