Tipo 9 - O Mediador

enneagram tipo9 mediador

No caso de o parágrafo sobre o Mediador ter sido a sua primeira escolha, há uma probabilidade de 68% de este ser o seu tipo. Leia a descrição que a seguir se apresenta e verifique se descreve a sua personalidade com precisão.

 {module pub_article_in}

Asas - Protector 8 e Perfeccionista 1

Tipo da Segurança - Actor 3

Tipo do Stress - Céptico Leal 6

MITOS SOBRE O TIPO

É frequente as pessoas pensarem nos Noves comosendo preguiçosos, lentos, improdutivos e carentes em termos de liderança e eficácia. Na realidade, quando os Noves investem a sua atenção e energia nas opiniões e motivos dos outros, a sua inércia orienta-Se simplesmente na sua própria direcção. Muitas vezes são altamente produtivos e lîderes consensuais eficazes, bem como ponderados e generosos.

ADJECTIVOS QUE DESCREVEM O Tipo

Adaptável, apreciador da harmonia, agradável, afável, estável, confortável, tolerante, humilde, muitas vezes de trato fácil, compassivo, inclusivo e firme, mas também por vezes alguém que evita conflitos, é resistente, desprendido, teimoso e indeciso.

 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Foco:

Os motivos, solicitações e exigências de outros. Todas as coisas nas redondezas que chamam a minha atenção. Os meus "pontos cegos: a minha posição, a minha importância e as minhas prioridades.

Invisto a minha energia em:

Ser sensível aos outros e tentar agradar-lhes em vez de agradar a mim próprio. Fazer com que a vida continue a ser confortável e familiar. Manter a harmonia, a estrutura e a rotina de modo a tomar previsível a vida. Conter a raiva. Realìzar as actividades menos essenciais e reconfortantes em vez de as mais importantes e mais perturbantes.

Faço tudo quanto posso para evitar:

Conflito, confronto, sentir-me desconfortável. Exigências de mais competindo pela minha atençâo e energia. No mais fundo de mim, acabar menosprezado e considerado como descartável.

As minhas forças:

Atenção aos outros. Empatia. Solidariedade. Responsabilidade. Estabilidade. Adaptabilidade. Sertolerante. Receptividade. Ser compassivo.

O meu estilo de comunicação:

Firme/relaxado, não agressivo, amávevamigável, dirigido para os outros ou focado neles e inclusivo tanto de sentimentos como de factos. lsto poderá fazer parecer aos outros que evito conflitos, sou indeciso e repetitivo, me explico excessivamente e sou pouco claro quanto à minha posição e ao papel que desempenho.

STRESS, RAIVA E ATITUDE DE DEFESA

O que me causa stress:

Tomar posição. Dizer não a alguém e essa pessoa zangar-se. Precisar de tomar decisòes oportunas e de estabelecer prioridades. Lidar com um compromisso que assumi e que não queria assumir realmente.

Aquilo que me faz zangar e ficar defensivo:

Ser tratado como não tendo importância. Sentir-me controlado por outros. Ser forçado a enfrentar o conflito e a tomar decisões.

A natureza da minha raiva e da minha atitude de defesa:

Agressão passiva, manifestada como teimosia ou resisténcia. Ocasionalmente, "saltar-me a tampa da panela" e explodir.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O propósito final do meu desenvolvimento:

Perceber que todos nós somos incondicional e igualmente amados (aceites e apreciados devido àquilo que somos) e que o nosso valor e bem-estar provêm do interior.

Como posso fomentar o meu desenvolvimento pessoal:

Prestando atenção às minhas necessidades e ao meu bem-estar. Usando a raiva/resistência como indicação de que me sinto desprezado e que dentro de mim existe algo que é importante. Reparando em sentimentos que possa estar a bloquear quando troco as minhas prioridades por substitutos, tais como televisão, comida, fazer compras ou arrumar a casa. Reparando quando a minha ruminaçâo me impede de estabelecer prioridades e de agir em relação a elas. Aceìtando o desconforto e a mudança como fazendo parte natural da vida. Praticando conceder-me delicadamente tanto amor quanto o amor que concedo aos outros.

o que prejudica o meu desenvolvimento pessoal:

Sentir que nào conto. Sentir que não mereço empenhar-me nos meus planos. Conceder igual importância a tudo e, consequentemente, ignorar as minhas prioridades verdadeiras. Evitar o desconforto e a perturbação necessários para a mudança. No mais fundo de mim, acreditar que para ser amado e valorizado devo alinhar com os outros para poder prosseguir com a minha vida.

Como os outros podem apoiar o meu desenvolvimento pessoal:

Encorajando-me a exprimir a minha posição. Perguntando-me aquilo que quero e aquilo que é bom para mim, e dando-me tempo para descobrir a resposta. Apoiando-me quando ajo responsavelmente em relação a mim próprio. Permitindo-me reconhecera minha raiva. Encorajando-me a estabelecer e cumprir as minhas fronteiras, limites e prioridades.

 

Se não estiver certo de que a descrição do Tipo Epicurista se encaixa em si, considere as escolhas que fez do segundo e terceiro parágrafos. Voltar ao Artigo Principal.

Fóruns

module foruns

Artigos

module articles

Ligue-se a nós!