Tipo 8 - O Protector

enneagram tipo8 protector

 No caso de o parágrafo sobre o Protector ter sido a sua primeira escolha, há uma probabilidade de 37% de este ser o seu tipo. Leia a descrição que a seguir se apresenta e verifique se descreve a sua personalidade com precisão.

 

{module pub_article_in}

Asas - Epicurista 7 e Mediador 9

Tipo da Segurança - Dador2

Tipo do Stress - Observador 5

MITOS SOBRE O TIPO

Uma percepção comum sobre os Oitos é serem arrojados — agressivos, duros e excessivos. Na realidade, os Oitos podem ser pessoas bastante reservadas e discretas, bem como mãos.largas, generosas e de bom coração, em parte devido ao seu estilo de relacionamento "tudo ou nada", mas também nas mulheres em consequência do mandato cultural que visa dominar a sua capacidade de afirmação.

ADJECTIVOS UE DESCREVEM O TIPO

Justiceiro, directo, forte, magnânimo, declarativo, assertivo, auto-suficiente, confiante, intenso, protector de OutrOs e orientado para funções de chefia e para a acção, mas também, por vezes, severo, intimidador, excessivo, exigente, impaciente, dominador e impulsivo.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Foco:

Poder e controlo. Justiça e injustiça. Mentiras e manipulações. Polaridades "tudo ou nada'. O que quer que exija acção neste preciso momento. Os meus "pontos cegos" são o impacto que tenho sobre os outros e as suas verdades, e o meu carácter impulsivo e a minha tendência para o excesso.

Invisto a minha energia em:

Controlar e dominar o meu espaço e, inadvertidamente, as pessoas e coisas que estão no meu espaço. Empreender acção directa e enfrentar o conflito. Proteger os fracos e os inocentes. Ser respeitado sendo forte e justo.

Faço tudo quanto posso para evitar:

Ser fraco, incerto ou dependente. Perder a consideração das pessoas que respeito. No mais fundo de mim, acabar totalmente vulnerável e impotente.

As minhas forças:

Coragem. Persistência. Justeza. Poder de decisão. Capacidade de protecção. Auto.afirmação. lntensidade. Carácter amigável. Magnanimidade. A capacidade de transmitir energia aos outros.

O meu estilo de comunicação:

Directo/com autoridade, declarativo, enérgico/vibrante, firme e orientado para a verdade e a justiça. Os outros poderão considerar.me como excessivamente dado a confrontos, intimidador, não aberto a questionamento (ignorando pois os outrosj e controlador.

STReSS, RAIVA E ATITUDE DE DEFESA

O que me causa StreSS:

Ser ncapaz de corrigir a injustiça sentida. Precisar de conter o meu estilo agressivo e sentir dificuldade em contê-lo. Atirar-me de cabeça e negar a fadiga e a dor.

O que me faz zangar e ficar defensivo:

Mentira e injustiça. Manipulação. Pessoas que não se defendem a si próprias. Os outros não reagirem a mim ou àquilo que precisa de ser feito. Fronteiras ou regras que são injustas ou excessivamente limitadoras. Tentativas de controlo exercidas sobre mim.

A natureza da minha raiva e da minha atitude de defesa:

Forte raiva expressa num estilo directo e agressivo ou numa retirada prudente. Acerto de contas (vingança).

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O propósito final do meu desenvolvimento:

Perceber que todos nós somos inerentemente inocentes ou livres de preconceitos, e que conseguimos sentir a verdade de forma natural; que aproxímarmo-nos de cada situação com uma nova perspectiva, livre de preconceitos pessoais, permite.nos reconhecer a verdade.

Como posso fomentar o meu desenvolvímento pessoal:

Reparando na minha intensidade e no impacto que ela tem sobre os outros. Tratando a minha intensidade como uma tentativa de mascarar a minha vulnerabilidade. Tratando aquilo que parece fraqueza como progresso em termos de me permitirvivenciarvulnerabilidade e sentimentos de ternura. Aprendendo a esperar e escutar antes de passar à acção, como modo de moderar o meu caráeter impulsivo. Limitando-me a aplicar a quantidade apropriada de força em cada sítuação. Recebendo de braços abertos uma sensação de ealma e silêncìo interior. Procurando soluções em que todas as partes ganham. Aprendendo a fazer compromissos. Valorizando a verdade que existe nas diferenças.

O que prejudicao meudesenvolvimentopessoal:

Recusa em ser controlado e não estar ciente de controlar outros. Um estilo de vida excessivo que leva à exaustão e à alienação por parte dos outros. Comportamentos
auto-derrotistas. Negaçâo dos meus medos e fraquezas e da minha vulnerabilidade. Não valorizar a minha ternura e a minha sensibilìdade. No mais fundo de mim, acreditar que devo ser forte e poderoso de modo a assegurar protecção e mérito num mundo oue é duro e injusto.

Como os outros podem apoiar o meu desenvolvímento pessoal:

Não arredando pé. Mantendo-se firmes, Sendo directos. Falando a sua verdade. Proporcionando feedbock sobre o impacto que tenho sobre eles. Apoiando-me quando revelo sentimentos mais ternos e vulnerabilidades.

Se não estiver certo de que a descrição do Tipo Protector se encaixa em si, considere as escolhas que fez do segundo e terceiro parágrafos. Voltar ao Artigo Principal.

Fóruns

module foruns

Artigos

module articles

Ligue-se a nós!