Tipo 4 - O Romântico

enneagram tipo4 romntico

No caso de o parágrafo sobre o Romântico ter sido a sua primeira escolha, há uma probabilidade de 61% de este ser o seu tipo. Leia a descrição que a seguir se apresenta e verifique se descreve a sua personalidade com precisão.

 {module pub_article_in}

Asas - Actor 3 e Observador 5

Tipo da Segurança - Perfeccionista 1

Tipo do Stress - Dador 2

MITOS SOBRE O TIPO

Muitas pessoas acreditam que os Quatros são dominados pelos sentimentos e que não se pode contar com eles. Na verdade, muitas vezes os Quatros mantêm-se firmes não obstante os seus fortes sentimentos e concretizam muitas coisas com dedicação enquanto se sentirem motivados pela actividade. Têm mesmo um jeito especial para transformar o ordinário em extraordinário.

ADJECTIVOS OUE DESCREVEM O TlPO

ldealista, profundamente sensível, sensitivo, empático, compassivo, intenso, orientado para aquilo que é especial, disposição criativa, autêntico para consigo próprio, introspectivo e expressivo, mas também por vezes dramático, melancólico, mutável, constrangido, insatisfeito e absorto em si próprio.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Foco:

Aquilo que o futuro e o passado têm de positivo e atraente. Aquilo que tanto desejo porque me faz falta ou não alcanço e cuja ausência me causa solidão. Aquilo que é estético e profundamerne comovedor ou sígnificatívo. Os meus "pontos cegos' såo aquilo que está presente e é vulgar.

Invisto a minha energia em:

Uma gama de sentimentos intensos associados ao que parece estar ausente ou em falta na minha vida. Descobrir amor, significado e realização através da auto-expressão e da conexão profunda. Aspirar a ser um indivíduo singular.

Faço tudo quanto posso para evitar:

Ser rejeitado, abandonado, ignorado ou insignificante. Sentir que não estou à altura. Sentir que há algo de errado comigo. O mundano. Pessoas e experiências às quais falta profundidade emocìonal. No mais fundo de mim, acabar por ficar totalmente inadequado e portanto abandonado.

As minhas forças:

Sensibilidade. Uma orientação criativa. Estar em sintonia com sentimentos. Uma capacidade de enfatizar com o sofrimento. lntensidade. Paixão. ldealismo romântico. Profundidade emocional. Autenticidade. lntrospecção.

o meu estilo de comunicação:

Expressivo de sentimentos, orientado para as possibilìdades, pessoal e focado em mim próprio. Os outros poderào considerar-me como excessivamente dramático, absorto em mim próprio, insatisfeito com as reacções e emocionaimente intenso.

STReSS, RAIVA E ATITUDE DE DEFESA

O que me causa stress:

Pessoas e experiências que não estão à altura dos meus ideais românticos ou do meu desejo de intensidade. Querer mais do que aquilo que está disponível. lnvejar aquilo que os outros têm e eu nâo tenho, ou aquilo que eles são e eu não sou. Sentimentos impossíveis de gerir, em especial durante crises emocionais.

o que me faz zangar e ficar defensivo:

Pessoas que me desapontam, deixam íicar mal ou abandonam. Recordar pessoas dessas pertencentes ao meu passado. Ser menosprezado, rejeitado ou abandonado. Sentir-me incompreendido. Falsidade e insinceridade. Não sertratado como sendo especial ou singular. Sentir repetidamente que não me realizei.

A natureza da minha raiva e da minha atitude de defesa:

Rompantes fulgurantes, mergulhando na emoção ou dissolvendo-me em lágrimas. Depressão.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O propósito final do meu desenvolvimento:

Perceber que somos amados e completamente integrais no momento presente, não carecendo de qualquer qualidade ou ingrediente essencial, e que estamos interligados com toda a vida e unidos a ela.

Como posso fomentar o meu desenvolvimento pessoal:

Focando-me naquilo que a vida tem de positivo neste preciso momento em vez de naquilo que está em falta. Mantendo um curso consistente de acção não obstante sentimentos flutuantes e intensos. Cultivando a felicidade nos outros de modo a absorver-me menos em mim próprio. Adiando a acção reactiva até que as emoções intensas comecem a dissipar-se. Apreciando experiências vulgares do quotidiano. Deixando de identificarauto-estima com singularidade e o extraordinário.

O que prejudica o meu desenvolvimento pessoal:

Deixar que os meus sentimentos intensos comandem a minha vida e cair na inacçâo. Resistir a mudar "quem eu sou" com receio de perder a minha individualidade. Sentir que não estou à altura. Sentir que o mundo me vai deixar ficar mal. Absorver-me em mim próprio. Menosprezar melhorias que nâo considero fantásticas e ficar desencorajado. No mais fundo de mim, acreditar que, de modo a ser amado, devo ser e descobrir o ideal absoluto.

Como os outros podem apoiar o meu desenvolvimento pessoal:

Encorajando-me a continuar atento àquilo que o presente tem de positivo. Homenageando os meus sentimentos e o meu idealismo. Revelando os seus sentimentos reais e as suas reacções verdadeiras. Em vez de tentarem mudar-me, deixarem-me ver que realmente me compreendem.

 

 Se não estiver certo de que a descrição do Tipo Romântico se encaixa em si, considere as escolhas que fez do segundo e terceiro parágrafos. Voltar ao Artigo Principal.

Fóruns

module foruns

Artigos

module articles

Ligue-se a nós!