Tipo 3 - O Actor

enneagram tipo3 actor

No caso de o parágrafo sobre o Actor ter sido a sua primeira escolha, há uma probabilidade de 54% de este ser o seu tipo. Leia a descrição que a seguir se apresenta e verifique se descreve a sua personalidade com precisão.

 

{module pub_article_in}

Asas - Dador 2 e Romântico 4

Tipo da Segurança - Céptico Leal 6

Tipo do Stress - Mediador 9

MITOS SOBRE O TIPO

Não obstante os Três serem muitas vezes vistos como preocupando-se apenas com os seus próprios objectivos, eficiência e imagem, na verdade eles podem ser pessoas extremamente compassivas que trazem uma atitude positiva do tipo "vamos a isto" às doações que fazem aos outros. Além disso, a falsidade atribuída aos Três não tem a ver com mentiras, mas sim com a falta de sintonia que evidenciam em relaçào aos seus sentimentos verdadeiros, os quais muitas vezes não estão longe da consciência.

ADJECTIVOS QUE DESCREVEM O TIPO

lndustrioso, acelerado, focado em objectivos, orientado para os resultados e o sucesso, eficiente, confiante, entusiástico, altamente energético, compassivo através de actos, ambicioso, determinado e optimista, mas também por vezes impaciente, desatento aos sentimentos ou aos relacionamentos, competitivo, apressado, auto-afirmativo, motivado e sobrecarregado de trabalho.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Foco:

Todas as coisas que precisam de ser feitas: tarefas, objectivos e realizaçóes futuras. As soluçöes mais eficientes. Como ser o melhor. Os meus "pontos cegos" são o fracasso, sentimentos mais profundos e o exagero.

Invisto a minha energia em:

Fazer as coisas de forma rápida e eficiente. Manter-me activo e ocupado. Competir. Conseguir reconhecimento e crédito por obras realizadas. Ajustar-me ao que quer que seja necessário para obter sucesso. Autopromover-me. Ter bom aspecto.

Faço tudo quanto posso para evitar:

Não conseguir alcançar os meus objectivos. Ser-me feita sombra por outros. Perder a cara. Ter sentimentos de desconforto. Ter as dúvidas que podem derivar da inactividade ou do abrandamento do meu ritmo. Lidar com tudo aquilo que possa distrair-me de completar as coisas. No mais fundo de mim, ser incompetente ou estar incapacitado.

As minhas forças:

Ser bem-apessoado. Entusiasmo. Liderança. Confiança própria. Ser prático, competente e eficiente. lnspirar esperança. Postura.

o meu estilo de comunicação:

Directo, focado em tópicos, acelerado e confiante. Os outros poderão considerar-me como impaciente, insensível, excessivamente eficiente, restritivo e indiferente às opiniões dos outros.

STRESS, RAIVA E ATITUDE DE DEFESA

O que me causa stress:

A pressão resuitante de basearo meu estado de espírito na quantidade de coisas que completo e no estatuto social, prestígio e poder. Desconhecer os meus sentimentos e valores verdadeiros. Fazer coisas de mais. Fracasso iminente.

O que me faz zangar e ficar defensivo:

Obstáculos: qualquer pessoa ou coisa que ameace ou estorve a boa concretização dos meus objectivos. lncompetência. lndecisão. lneficiência. Crítica.

A natureza da minha raiva e da minha atitude de defesa:

lmpaciência. lrritabilidade. Rompantes ocasionais.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O propósito final do meu desenvolvimento:

Perceber que o amor resulta daquilo que se é e não daquilo que se faz ou se tem, e que tudo aquilo que precisa de ser feito é feito de acordo com leis naturais e não depende do nosso esforço individual.

Como posso fomentar o meu desenvolvimento pessoal:

Moderando o meu ritmo ao praticar a paciência e permitir que as coisas sejam tal como são. Recebendo as minhas emoções de braços abertos. Perguntando-me aquilo que é realmente importante. Praticando no interior a procura da minha identidade, separada do sucesso e das expectativas dos outros. Estabelecendo limites e fronteiras ao trabalho. Permitindo-me escutar e ser receptivo. Desenvolvendo empatia e compreensão. Percebendo que o amor provém daquilo que se é e não daquilo que se faz e se tem.

O que prejudica o meu desenvolvimento pessoal:

Impaciência ao lidarcom os meus sentimentos e os sentimentos dos outros. Irabalhar e exceder-me até ao ponto da fadiga e exaustão. Não abrandar. No mais fundo de mim, acreditar que o amor e o reconhecimento provêm de se fazer e não de se ser.

Como os outros podem apoiar o meu desenvolvimento pessoal:

Encorajando-me a prestar atenção a sentimentos e relacionamentos. Mostrando que gostam de mim devido a quem sou e não àquilo que concretizei. Sendo solidários comigo quando lhes digo aquilo que é realmente verdadeiro para mim. Dizendo-me aquilo que consideram como reaimente importante. Lembrando-me que devo abrandar e gozar a vida.

 

Se não estiver certo de que a descrição do Tipo Actor se encaixa em si, considere as escolhas que fez do segundo e terceiro parágrafos. Voltar ao Artigo Principal.

 

Fóruns

module foruns

Artigos

module articles

Ligue-se a nós!