Tipo 2 - O Dador

enneagram tipo2 dador

No caso de o parágrafo sobre o Dador ter sido a sua primeira escolha, há uma probabilidade de 65% de este ser o seu tipo. Leia a descrição que a seguir se apresenta e verifique se descreve a sua personalidade com precisão.

{module pub_article_in}

 Asas - Perfeccionista 1 e Actor 3

Tipo da Segurança - Romântico 4

Tipo do Stress - Protector 8

MITOS SOBRE O TIPO

É frequente pensar-se que quando os Dois dão é para receberem, e que abaixo da superfície são muito carentes. Na verdade, os Dois dào com generosìdade e só parecem excessivamente carentes por reprimirem tantas necessidades e desejos, o que os faz parecer excessivamente "sedentos" ou carentes.

AdJECTIVOS QUE DESCREVEM O TIPO

Compassivo, prestável, solídário, orientado para os relacionamentos, sintonizado com os sentimentos dos outros, optimista, generoso, simpático, protector, aconselhador e responsável, mas também por vezes orgulhoso, intrusivo, dramático, muitas vezes incapaz de dizer não, indirecto quanto às próprias necessidades e excessivamente acomodatício.

 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Foco:

As necessidades e desejos dos outros, em especial das pessoas que estimo e que gostava que me estimassem a mim. Relacionamentos. Os sentimentos e as emoçöes momentâneos dos outros. Os meus "pontos cegos" são as minhas próprias necessidades e a minha intromissão nas vidas dos outros.

Invisto a minha energia em:

Sentir as necessidades emocionais dos outros e fazer o que lhes agrada. Sentir-me bem quanto a conseguir satisfazer tão plenamente as necessidades dos outros. Criar bons sentimentos nos outros. Conservar a aceitação e a aprovação dos outros. Relacionamentos românticos.

Faço tudo quanto posso para evitar:

Desapontar os outros. Sentir que não sou apreciado. No mais fundo de mim, ser inútil e dispensável, e portanto sujeito a rejeição.

As minhas forças:

Gostar de dar e de ajudar. Ser generoso. Ser sensível aos sentimentos dos outros. Ser solidário. Ser apreciador. Ser romântico. Energia elevada. Exuberância. Expressividade.

o meu estilo de comunicação:

Ser amigável, aberto, expressivo, focado nos outros e célere a apoiar ou aconseihar. Os outros poderão considerar-me como intrusivo, excessivamente prestável, picuinhas ou controlador.

 STRESS, RAiVA E ATITUDE DE DEFESA

O que me causa stress:

Sentir que tantas pessoas e projectos precisam de mim. Confusào sobre as minhas próprias necessidades. Eu próprio ser carente e ter necessidades não realizadas. Convulsões emocionais resultantes de investirtanto em relacionamentos, em especial aqueles que envolvem desafios.

O que me faz ficar zangado e defensivo:

Sentir que não me apreciam ou não me dão importšncia. Sentir-me controlado. Necessidades e desejos pessoais por realizar. Pessoas que não se preocupam ou não são solidárias com outros.

A natureza da minha raiva e da minha atitude de defesa:

Rompantes emocionais intensos e muitas vezes súbitos. Dizer aquilo que os outros precisam de dar, chegar ao ponto de culpar outros. Chorar.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

o propóslto final do meu desenvolvimento:

Perceber que todos somos estimados devido a quem somos e não a quanto damos ou a quanto os outros precisam de nós. Saber que há um fluxo natural de dar e receber.

Como posso fomentar o meu desenvolvlmento pessoal:

Percebendo que ser estimado não depende de me mudar a mim próprio por causa dos outros. Clarificando-me sobre quem sou de verdade e sobre as minhas necessidades e desejos. Usando a raiva e a perturbação crescente como indicações de que sou carente. Reconhecendo que não sou indispensável e que isto está certo. Permitindo-me dar e receber sem albergar expectativas. Praticando a imposição de limites e fronteiras às minhas doações. Reparando quando os meus préstimos parecem intrusivos ou controladores aos outros.

o que prejudica o meu desenvolvimento pessoal:

Racionalizações sobre aquiio que devo fazer pelos outros antes de conseguir fazer algo por mim próprio. Orgulho que me impede de admitiras minhas necessidades pessoais. Sentimentos de culpa sobre ser egoísta quando presto atenção às minhas necessidades. Oificuldade em receber de outros. No mais fundo de mim, a crença de que sou estimado e aprovado devido àquilo que dou.

como os outros podem apoiar o meu desenvolvimento pessoal:

Apreciando o meu carácter independente em vez de serem seduzidos pela ajuda que dou ou de dependerem dela. Prestando atenção às minhas necessidades reais e questionando-as. Reforçando-me ao dizerem nào quando isso for apropriado. Exprimindo apreciação pelas minhas doaçöes.

 

Se não estiver certo de que a descrição do Tipo Dador se encaixa em si, considere as escolhas que fez do segundo e terceiro parágrafos. Voltar ao Artigo Principal.

 

Fóruns

module foruns

Artigos

module articles

Ligue-se a nós!