Personalidade ENTP - O Inventor

entp

ENTPs são muito inteligentes e originais. Eles realmente adoram discutir e não se importam sobre qual é o argumento, desde que seja divertido. Os ENTPs podem não apoiar a ideia que estejam debatendo, mas podem decidir ir contra a opinião predominante, vendo isto com um exercício mental.

 

Um dos motivos pelos quais os ENTPs são capazes de manter sua opinião em quase todo debate é seu conhecimento impressionante e habilidade de pular de uma ideia para outra, fazendo conexões pouco ortodoxas no processo. Eles fazem isso com uma rapidez incrível e sem muito esforço. Isto pode ser uma coisa boa e ruim, dependendo com quem um ENTP esteja discutindo – eles podem derrubar os argumentos de seu oponente em um debate sobre política, mas causar um grande estresse em um relacionamento romântico se tentarem fazer isto com seu (sua) parceiro(a).

No trabalho, os ENTPs gostam de fazer brainstorming e delinear todas as opções, mas tendem a não se envolver com a implementação real. Tal característica pode ser bastante valiosa em algumas situações, mas pode causar tensão no local de trabalho já que o ENTP pode ser percebido como envolvido em várias atividades ao mesmo tempo, mas não se empenha verdadeiramente em implementar suas ideias.

ENTPs também tendem a ser não-conformistas e adoram desafiar as regras existentes, o que os torna insubstituíveis quando é preciso criar novos planos originais. Vale ressaltar que ENTPs geralmente preferem lidar com ideias complexas e desafios difíceis do que com as preocupações do dia a dia.

ENTPs são geralmente muito diretos e honestos. ENTPs falam o que pensam e não medem suas palavras – além disso, eles realmente não gostam de pessoas que fazem "rodeios". Por conseguinte, os ENTPs tendem a ser respeitados, mas não necessariamente estimados.

Em geral, personalidades ENTP são muito racionais e não valorizam muito argumentos emocionais. Consequentemente, eles são ótimos quando se trata de pensamento lógico, mas geralmente têm dificuldades no campo emocional – ENTPs podem facilmente (e inadvertidamente) magoar um indivíduo que pertença a um tipo de personalidade diferente.

(Aproximadamente 4-6% da população) Os ENTPs adoram excitação e desafio. Entusiásticos e engenhosos, eles são faladores, inteligentes, bons em muitas coisas e constantemente esforçam-se para aumentar a sua competência e poder pessoal.

Os ENTPs nascem empreendedores. São fascinados com novas ideias e atentos a todas as possibilidades. Têm forte iniciativa e operam com impulso criativo. Os ENTPs valorizam a sua inspiração acima de tudo e empenham-se em tornar realidade as suas ideias originais. São questionadores, versáteis, adaptáveis e inventivos na solução de problemas teóricos desafiadores.

Alertas e francos, ENTPs podem ver facilmente uma falha em qualquer posição e com frequência apreciam argumentar por prazer em qualquer lado da questão. Têm excelentes capacidades analíticas e são grandes pensadores estratégicos. Quase sempre podem encontrar uma razão lógica para as coisas que desejam.

A maioria dos ENTPs gosta de testar os limites à sua volta e consideram que a maior parte das regras e regulamentos deve ser distorcida ou mesmo infringida. São algumas vezes pouco convencionais na sua abordagem e apreciam ajudar os outros a minimizar o que é aceite e esperado. Gostam de viver livremente e procuram entretenimento e variedade nas situações quotidianas. Os ENTPs lidam de forma imaginativa com os relacionamentos sociais e, com frequência, têm um grande número e variedade de amigos e conhecidos. Podem mostrar óptimo humor e optimismo. Os ENTPs podem ser companhias estimulantes e encantadoras e, com frequência, inspiram os outros a envolverem-se nos seus projectos através de seu entusiasmo contagioso. Preferem tentar entender e ser receptivo às pessoas em vez de julgá-las.

Possíveis Aspectos Negativos

Porque os ENTPs valorizam a criatividade e a inovação acima de todos os outros factores, com frequência, ignoram a maneira convencional de fazer alguma coisa simplesmente porque não é original. Sua intensa aversão pela rotina e previsibilidade pode fazer com que eles tenham dificuldade em notar os detalhes necessários. Por vezes, desprezam os preparativos necessários quando, no seu fervor de empreender algo novo, mergulham muito rapidamente. E uma vez que os principais problemas estejam resolvidos, com frequência, partem para a próxima aventura excitante em vez de aguardar a conclusão do projecto original. Precisam procurar comprometer-se com um menor número de projectos para poderem terminar um maior volume dos que iniciam.

Com frequência, os ENTPs falam tanto e tão rapidamente, que não permitem que os outros contribuam. São honestos e justos, mas podem ser francos e insensíveis na sua crítica imediata dos outros. Os ENTPs necessitam considerar os sentimentos dos outros como válidos e importantes, mesmo que eles não os compartilhem. Enquanto podem ser simpáticos, engraçados e divertidos, também podem ser pouco sinceros. Os ENTPs precisam resistir ao impulso de simplesmente se adaptar e representar e, em vez disso, compartilhar as suas emoções genuínas.

A relutância que os ENTPs têm em se comprometer com algo, deriva do medo que possam perder outras oportunidades mais atraentes. O desejo de permanecer aberto e receptivo a novos desafios pode tornar os ENTPs pouco confiáveis e insensíveis aos planos e programas dos outros. Considerar como as suas acções afectam os outros poderá ajudá-los a tornar-se mais confiáveis.

A agilidade e a capacidade natural do ENTP em antecipar o que está por vir, significa que eles podem, algumas vezes, assumir erroneamente que sabiam o que as pessoas iriam dizer e então se apressar para terminar as suas frases. Esforçando-se em ser mais atentos ao que verdadeiramente acontece no mundo à sua volta e ouvindo atentamente a opinião e reacções dos outros, evitarão com que pareçam arrogantes e rudes.

Pontos Fortes de um ENTP

  • Mentalmente rápido.
  • Possui grande conhecimento.
  • Excelente em brainstorming
  • Original.
  • Carismático.
  • Enérgico.

Pontos Fracos de um ENTP

  • Muito argumentador.
  • Insensível.
  • Difícil manter o foco.
  • Não gosta de assuntos práticos.
  • Pode ser intolerante.
  • Fica entediado rapidamente.

A invenção é um tipo de engenharia aplicada, que lida com a construção de protótipos de dispositivos que funcionam para aumentar a eficiência de sistemas. É tão natural que você treine criar engenhocas e mecanismos geniais que você começa a fazê-lo mesmo quando criança. E você se diverte tanto com isso que realmente nunca mais deixa de exercer sua inventividade, apesar de que no local de trabalho você focará essa engenhosidade tecnológica numa diversidade de sistemas tanto sociais, quanto físicos e mecânicos.
Não há muitas pessoas como você, cerca de dois por cento da população. Você é uma pessoa intensamente curiosa que continuamente explora possibilidades, principalmente se relacionadas a problemas complexos, e você se intriga pela Teoria do Caos. Este tipo de curiosidade pode ser inspiradora para as outras pessoas, que se pegam admirando a sua insaciável busca por conhecimento. Você também é do mais relutante de todos os Tipos de Personalidade a fazer coisas de uma maneira pré-estabelecida simplesmente porque aquela é a maneira como as coisas sempre foram feitas. Você possui a característica de estar sempre atento a melhorias, sempre em busca de novos projetos, novas atividades, e novos procedimentos. Você confia no valor de sua abordagem e apresenta uma encantadora capacidade de ignorar o padrão, o tradicional e o autoritário. Como resultado desta atitude inovadora, você frequentemente traz abordagens novas ao seu trabalho e à sua vida.

Excelente em análise funcional, você é um ávido julgador da pragmática de organizações tanto sociais quanto tecnológicas, e frequentemente se torna um expert na melhoria das relações entre os meios e os fins. Enquanto o INTP enxerga o design como um fim em si mesmo, você enxerga o design como um meio para um fim, como uma maneira de desenvolver o instrumento que funciona, o protótipo que é replicável. Para você, idéias são valiosas quando — e somente quando — elas podem ser traduzidas em ações e em objetos. "Isto é impossível de ser feito" é um desafio para você e ativa uma reação de "Eu consigo fazer isso". Você não é, contudo, um "movedor de montanhas", como são os "Cérebro-mestres". Pelo contrário, você tem fé em sua capacidade de encontrar soluções para os problemas, e exibe um extraordinário talento para conseguir atender as exigências até mesmo das situações mais impossíveis. Superficialmente, você lembra os "Promotores" pela capacidade de improvisar e de agir de maneira oportuna. Mas o seu foco é sobre competência e sobre um senso de realização, enquanto no caso dos "Promotores" é um senso de espontaneidade e de liberdade de ação.

Você possui um espírito empreendedor e pode "se virar" de forma perspicaz com o que — ou quem — quer que esteja à mão, contando com a sua capacidade de resolver problemas conforme eles surgem, ao invés de através de um plano meticulosamente detalhado com antecedência. Um esboço é tudo o que você precisa para se sentir confiante e pronto para proceder à ação. Devido à sua tendência a depender da sua quantidade de habilidade e inventividade, você pode, às vezes, deixar de se preparar adequadamente para uma determinada tarefa. Mesmo após repetidos fracassos em situações onde sua capacidade resultou em derrota, você desenvolverá maneiras de evitar este tipo de situação, ao invés de recorrer a uma preparação mais completa.

Você possui um animado círculo de amigos e se interessa pelas ideias e atividades deles. Você é normalmente uma pessoa fácil de se lidar, que é raramente crítica ou ranzinza. O seu bom humor e curiosidade tendem a ser contagiosos, e as pessoas buscam a sua companhia. É provável que você seja um conversador fascinante, capaz de articular as suas próprias idéias complexas com clareza e também seguir as complexas verbalizações das outras pessoas. Entretanto, você pode deliberadamente empregar táticas de debate para colocar seus adversários em desvantagem, mesmo se seus oponentes sejam colegas de trabalho próximos ou amigos queridos. Versátil e de mente ágil, você reage com rapidez e habilidade a modificações nos argumentos das outras pessoas. Geralmente, você está vários passos à frente. De fato, você é do tipo de personalidade mais capaz de se manter numa posição de vantagem com relação às outras pessoas, ao mesmo tempo que, se você for enganado ou manipulado você se sentirá humilhado, pois este tipo de coisa ofende o orgulho que você tem em ser um ás na arte de estar sempre por cima.

O seu ambiente doméstico também tende a ser cheio de vida. Você gosta de viver cercado de pessoas, sorri de forma fácil e com frequência, e tipicamente é uma pessoa bem humorada. Apesar de geralmente ser um provedor confiável de necessidades econômicas, a vida com você é às vezes uma aventura, e você pode inconscientemente levar a família a águas perigosas (economicamente falando). É improvável que ordem na disposição das rotinas diárias da vida lhe inspirem, mas você geralmente resolve este problema delegando as tarefas de manutenção da casa à outra parte. Você gosta de argumentar verbalmente com seus entes queridos, e se estes não forem intelectualmente competitivos, provavelmente acharão desgastante este tipo de relação de ora estar por cima, ora por baixo, no debate. Porém, se o casal for competitivo, o resultado poderá ser uma encantadora troca — ou, de repente, um conflito conjugal.

Você pode cultivar uma infinidade de hobbies diferentes, e pode ser um especialista em áreas inesperadas, mas você não está apto a compartilhar estes passatempos com seus filhos ou cônjuges, no sentido de ensinar-lhes estas coisas. Na verdade, você pode ser muito inconsistente com relação à atenção que você dá aos seus filhos. Geralmente, a relação com os filhos é "oito ou oitenta", indo de um maravilhoso calor e afeição à negligência benigna quando absorto nos variados interesses que você demonstra pelo mundo lá de fora. Você tem particularmente pouco tempo para as tarefas diárias de cuidar e de disciplinar seus filhos e, se possível, deixará estes detalhes domésticos para seu cônjuge.


Pessoas com personalidade do tipo ENTP tendem a ser muito espontâneas, e geralmente buscam parceiros afetivos que complementam tal característica. Seu relacionamento ideal inclui a busca por novas coisas em que ambos os parceiros possam experimentar juntos. Isto significa que o(a) parceiro(a) do ENTP deve ter prioridades e capacidade intelectual semelhantes. O ENTP se esforçará ao máximo para expandir os limites e tradições em qualquer relacionamento romântico, mesmo durante a fase inicial do namoro. (Eles geralmente testam seus parceiros em potencial para ver o quão espontâneos e de mente aberta eles são). Dito isto, o entusiasmo inabalável do ENTP tende a ser muito benéfico no relacionamento, fortalecendo e aprofundando tal vínculo.

ENTPs desafiam constantemente a si mesmos e aos outros, sempre buscando novas ideias e formas de melhorar a sua compreensão do mundo. Isto também fica evidente em seus relacionamentos afetivos. Mesmo quando ainda estão buscando um parceiro amoroso, os ENTPs pensam como eles seriam capazes de se desenvolver e crescer junto com tal pessoa.

Tal busca incessante por crescimento pode ser cansativa, mas também fortalece o relacionamento consideravelmente. Personalidades ENTP continuarão tentando surpreender seus parceiros de forma agradável, descobrindo novos aspectos para aperfeiçoamento, buscando por formas inovadoras de se conectar com aqueles que estejam próximos a eles, etc. Namorar ou viver com um ENTP nunca é monótono. Alguns tipos de personalidade podem se cansar um pouco desta busca constante por crescimento após algum tempo, mas se isto não acontecer, a chama de seu relacionamento sempre estará acesa.

Esta característica é evidente, especialmente, em situações íntimas. Personalidades do tipo ENTP tendem a ser muito curiosas e são parceiros sexuais entusiasmados, ávidos a explorar e se desenvolver nesta área. ENTPs tendem a encorajar seus parceiros a tentar novas coisas e a desfrutar de situações íntimas sem se limitar sob qualquer forma. Tais características tornam os ENTPs parceiros amorosos muito atraentes – quando o relacionamento chega em tal estágio. Entretanto, é pouco provável que o ENTP defina a intimidade em termos emocionais; eles tendem a ver as relações sexuais do ponto de vista físico ao invés do espiritual.

ENTPs sabem como direcionar seu enorme entusiasmo e desejo genuíno em melhorar as coisas para um refinamento e desenvolvimento posterior do relacionamento afetivo. Entretanto, ENTPs devem tomar cuidado para não negligenciar os sentimentos de seus parceiros, e também evitar a imersão excessiva em novas ideias ou oportunidades não-românticas. Enquanto tal emoção sincera pode ser certamente bastante atraente, o fluxo contínuo de ideias que saem da mente do ENTP poderia eventualmente frustrar até mesmo o mais paciente dos parceiros amorosos.

Parceiros ideais: Tipos INTJ e INFJ, já que suas características de Introversão (I) e Julgamento (J) compensam as características de Extroversão (E) e Percepção (P) dos ENTPs.


O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do ENTP. Note que esses dez elementos podem apresentar-se em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os ENTPs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.

Como um ENTP, a satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:

  • Dê-me a oportunidade para que me possa ocupar da solução criativa de problemas e/ou gere abordagens novas e originais para os problemas
  • Permita-me implementar minhas soluções inovadoras na criação de sistemas de funcionamento mais eficientes
  • Reconheça e encoraje a minha criatividade, competência e habilidade para improvisar
  • Permita-me experimentar uma variedade de situações cheias de actividade, estímulo e entretenimento
  • Siga uma ordem lógica que é fundamentada em critérios objectivos e justos, em vez de nos gostos e aversões de um indivíduo
  • Permita-me aumentar o meu poder profissional e pessoal e interagir frequentemente com outras pessoas influentes
  • Permita-me que encontre e tenha constante interacção com muitas pessoas diferentes, especialmente aquelas que eu respeito
  • Possa ser feito num ambiente dinâmico e de rápida transformação e com interacção significativa com os outros
  • Seja feito num ambiente informal e não estruturado, onde eu possa experimentar um alto grau de liberdade pessoal, tempo livre e a oportunidade de operar de uma maneira espontânea
  • Permita-me planear ou iniciar projectos, mas que não exija que complete os detalhes entediantes

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos ENTPs incluem:

PONTOS FORTES

  • Usam a habilidade e competência para improvisar e resolver problemas
  • Trabalham melhor com uma sucessão de projectos estimulantes
  • Podem ser oradores públicos agradáveis e inspiradores
  • Bons na inovação e análise impessoal
  • Confiantes de que podem ser quase qualquer coisa que desejem ser

PONTOS FRACOS

  • Podem perder interesse em projectos quando os problemas criativos são resolvidos
  • Podem ter dificuldade em se aplicar aos detalhes e conclusão de um projecto
  • Não gostam de rotina ou repetição e podem resistir em fazer as coisas da maneira estabelecida
  • Com frequência interrompem os outros; podem ser excessivamente confiantes e exagerar as suas capacidades
  • Podem não ser confiáveis e irresponsáveis

Ocupações Populares para ENTPs

Ao listar ocupações que são populares entre ENTPs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que os ENTPs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada pela ordem de importância e/ou preferência.

  • Responsável de planeamento estratégico
  • Actor
  • Jornalista
  • Corretor de imóveis
  • Político
  • Director de arte
  • Agente de relações públicas
  • Redactor de publicidade
  • Designer gráfico
  • Produtor
  • Analista financeiro
  • Proprietário: restaurante/bar
  • Cientista social
  • Empresário
  • Inventor
  • Apresentador de rádio e televisão
  • Analista de sistemas computacionais
  • Analista de marketing
  • Fotógrafo
  • Consultor administrativo
  • Analista político
  • Editor de livro/jornal/revista/meios electrónicos

Personalidades ENTP tendem a ser perspicazes e bem informadas, o que geralmente os torna populares e eficientes no ambiente de trabalho. Entretanto, eles também podem ter problemas ao argumentar sobre tudo e qualquer coisa, ou podem ter dificuldades em se concentrar em um único projeto específico.

Colegas do tipo ENTP

  • Muito argumentadores
  • Excelentes em brainstorming
  • Têm um ótimo senso de humor
  • Fazem novos amigos com facilidade
  • Honestos, diretos e objetivos
  • Geralmente bem informados
  • Podem ser insensíveis e condescendentes

Gerentes do tipo ENTP

  • Capazes de avaliar com precisão e objetividade argumentos conflitantes
  • Muito bons em basear seus argumentos em um debate racional, o que geralmente os torna defensores temíveis de suas equipes
  • Gostam de descobrir formas inovadoras de lidar com desafios, mas não gostam de administrar a implementação real
  • Não se importam muito em ser estimados – preferem ser respeitados e vistos como inteligentes
  • Têm mente aberta e flexível
  • Podem pular de um projeto para o outro, procurando por desafios e emoções

Subordinados do tipo ENTP

  • Se sentem confortáveis em desafiar as ideias de seus gerentes
  • Curiosos e capazes de aprender novos métodos com rapidez
  • Detestam normas e diretrizes rígidas e restritivas
  • Preferem enfrentar desafios complexos do que lidar com tarefas simples e rotineiras
  • Não sem importam em serem criticados, desde que todos os argumentos sejam lógicos
  • Podem ter dificuldades em lidar com tarefas práticas ou monótonas

 Preston Tucker (Jeff Bridges) em Tucker - Um Homem e Seu Sonho