Personalidade ENTJ - O Comandante

entj

Personalidades do tipo ENTJ são muito carismáticas, racionais e mentalmente rápidas. Elas são destinadas a liderar e inspirar outras pessoas e não há outro tipo que possa fazer isto com tanta facilidade. De acordo com os ENTJs, nada é impossível se você tentar com bastante empenho. ENTJs geralmente conseguem resultados espetaculares, simplesmente por causa de tal força de vontade.

 

ENTJs podem ser inacreditavelmente autoconfiantes e carismáticas – estas qualidades atraem os outros como um ímã. As pessoas que pertencem a este tipo adoram desafios, grandes e pequenos. Personalidades ENTJ são excelentes estrategistas e não têm dificuldades em criar planos elaborados a longo-prazo, que são executados com determinação e precisão.

Estes traços de personalidade fazem com que os ENTJs sejam empreendedores brilhantes – seu carisma e autoconfiança podem brilhar verdadeiramente no mundo dos negócios. As pessoas que pertencem a este tipo também tendem a ser muito dominadoras e persuasivas quando se trata de discutir com os outros ou fazer negócios.

ENTJs são muito enérgicos e tendem a ter excelentes habilidades de comunicação. Eles gostam de interagir com outras pessoas e respeitam aqueles que os apoiam. ENTJs não se importam em reconhecer os talentos de outras pessoas e tais encontros são realmente muito saudáveis para eles já que a autoconfiança de um ENTJ pode facilmente se tornar arrogância se não for mantida sob controle.

Personalidades ENTJ não conseguem tolerar a ineficiência e não suportam aqueles que eles percebem como preguiçosos ou incompetentes. Um ENTJ pode ser implacável em relação a tais situações – eles não se importam em serem insensíveis quando descobrem que alguém falhou.

Ironicamente, ENTJs devem ter o apoio de outras pessoas a fim de serem verdadeiramente eficientes. Eles são grandes líderes, mas sua autoconfiança depende da resposta que recebem. ENTJs devem tentar prestar mais atenção aos sentimentos das outras pessoas – os ENTJs mais bem-sucedidos fazem isso até certo ponto, embora sua sensibilidade possa ocultar uma mente fria e calculista.

ENTJs podem ter dificuldades quando se trata de reconhecer e expressar emoções – isto pode causar muitos problemas nos relacionamentos se o ENTJ não fizer esforços conscientes para lidar com este ponto fraco. Até mesmo o ENTJ mais autoconfiante pode se sentir um pouco impotente em situações com forte conteúdo emocional.

(Aproximadamente 3-5% da população) Os ENTJs são grandes líderes e decisores. Facilmente vêem possibilidades em todas as coisas e sentem-se felizes em dirigir os outros na direcção da realização das suas visões. São pensadores engenhosos e óptimos a planear a longo prazo.

Porque os ENTJs são tão lógicos e analíticos, normalmente são bons em qualquer coisa que requeira raciocínio e inteligência. Compelidos a alcançar competência em tudo o que fazem, podem naturalmente identificar as falhas que existam numa situação e ver imediatamente como melhorá-la. Esforçam-se para aperfeiçoar os sistemas em vez de simplesmente aceitá-los como são. Os ENTJs gostam de trabalhar com a resolução de problemas complexos e nunca se sentem desencorajados na sua busca pelo domínio de quaisquer coisas que achem intrigantes. Os ENTJs valorizam a verdade acima de tudo e são convencidos apenas pelo raciocínio lógico.

Ansiosos em aumentar continuamente a sua base de conhecimento, os ENTJs são sistemáticos sobre o planeamento e pesquisa de novos assuntos. Gostam de trabalhar com problemas teóricos complexos e esforçam-se na busca do domínio de quaisquer coisas que achem interessantes. Estão muito mais interessados nas consequências futuras das acções do que nas condições presentes das coisas.

Líderes naturais com um estilo sincero e franco, os ENTJs tendem a assumir o comando de qualquer situação na qual se encontrem. São bons organizadores de pessoas porque têm a capacidade de ver mais à frente e então comunicar sua visão aos outros. Tendem a viver segundo um conjunto de regras um tanto rigoroso e esperam que os outros também façam o mesmo. Portanto, tendem a ser desafiadores e pressionam os outros tanto quanto se pressionam a si mesmos.

Possíveis Aspectos Negativos

Devido ao seu desejo de progredir para o próximo desafio ou em direcção ao seu objectivo maior, os ENTJs algumas vezes tomam decisões muito precipitadamente. Diminuir o ritmo proporcionará a possibilidade de reunir todos os dados relevantes e considerar ambas as ramificações práticas e pessoais das suas acções. A sua orientação de acção impele-os a agir assim que tomam uma decisão em vez de parar para reexaminar os seus factos e as realidades da situação.

Porque os ENTJs adoptam uma abordagem lógica da vida, eles podem ser duros, francos, impacientes e insensíveis para com as necessidades e sentimentos dos outros quando não vêem a lógica daqueles sentimentos. Os ENTJs podem ser argumentativos e difíceis de abordar e, com frequência, não são receptivos ao bom julgamento dos outros. Em vez de serem automaticamente críticos, necessitam ouvir as sugestões dos que o rodeiam e expressar a sua apreciação pelas suas contribuições. Os ENTJs necessitam fazer um esforço consciente - de facto fazer disso uma regra - parar e ouvir os outros antes de disparar para frente com as suas próprias ideias e assim evitar agir de uma forma dominadora e ditatorial.

A abordagem impessoal dos ENTJs para com a vida permite pouco tempo, tolerância ou compaixão pelas emoções, mesmo as suas próprias. Quando eles permitem que os seus sentimentos passem despercebidos ou não expressados, podem dar por si a reagir emocionalmente de forma excessiva. São particularmente predispostos a isso se percebem alguém que questione a sua competência, especialmente alguém a quem respeitam. Podem ter reacções explosivas a situações aparentemente insignificantes, e estas erupções podem ser dolorosas para os que lhe estão próximos. Os ENTJs são mais eficazes e felizes quando se permitem ter mais tempo para considerar e entender como eles realmente sentem. Dar às suas emoções uma válvula de escape construtiva, em vez de permitir que assumam o controlo de suas personalidades, permitirá que permaneçam mais plenamente no controlo, uma posição que apreciam e pela qual lutam. Surpreendentemente, os ENTJs podem na verdade ser menos experientes e competentes do que o seu estilo confiante pode indicar. Aumentarão o seu poder pessoal e grau de sucesso se permitirem a si mesmos receber alguma ajuda sensata e valiosa dos outros.

Pontos Fortes de um ENTJ

  • Grande autoconfiança.
  • Pensadores estratégicos.
  • Enérgico.
  • Carismático e inspirador.
  • Muito eficiente.
  • Determinado.

Pontos Fracos de um ENTJ

  • Teimoso e dominador.
  • Arrogante.
  • Pode ser frio e implacável.
  • Tem problemas para lidar com emoções.
  • Impaciente.
  • Intolerante.

entj

Myers descreveu as pessoas de seu Tipo de Personalidade em uma só palavra: "Superlíderes". Isto, sem dúvida, porque ela podia ver como pessoas como você são eficientes na mobilização de esforços voltados ao lançamento de grandes empreendimentos. Mobilizar esforços é coordenar pessoal e materiais à serviço de um objetivo claramente definido, e parece que fazer isto bem está em seu DNA.
Embora pessoas como você sejam tão raras como os outros Buscadores de Conhecimento (algo menor do que dois por cento da população), a influência que você exerce vai muito além de sua proporção na população. Independente de sua idade, você é obrigado a liderar as outras pessoas, e desde cedo era possível observá-lo assumindo o comando de grupos, de tão forte que é a sua subida ao topo. Em alguns casos, num piscar de olhos, você já está no comando de um grupo, sem saber como isso aconteceu. Mas a razão é que você possui uma forte necessidade natural de trazer ordem e eficiência onde quer que esteja — de explorar o potencial das pessoas e dos recursos e de guiá-los aos seus objetivos com um desperdício mínimo de esforço, e com máximo progresso. Todas as operações necessárias para atingir o objetivo serão executadas, e todas as operações desnecessárias serão calmamente e permanentemente eliminadas do padrão estabelecido.

Tome como exemplo a construção de uma casa. Coloque alguém como você encarregado do trabalho e você irá coordenar todos os passos da operação, contratando uma empresa de concretagem para fazer a fundação, mas também contratando um encanador para preparar as tubulações de água e esgoto antes de jogar o concreto. Aí vem o pedreiro, o eletricista, o carpinteiro, o pintor e o marceneiro, com você exigindo que a construção siga uma ordem lógica de modo que haja o mínimo de desperdício de recursos humanos e materiais.

Da mesma forma, você não tem outra opção senão construir organizações, e pressionar as pessoas para atingir seus objetivos. Mais do que todos os outros tipos de personalidade, você começa a praticar sua exigente e incansável capacidade de coordenar esforços numa idade precoce, o que lhe permitiu ser bom em sistematizar, organizar prioridades, generalizar, resumir, compilar evidências, e em demonstrar suas idéias. Quando no comando de uma organização, seja militar, de negócios, educacional, ou governamental, você deseja e tem a capacidade de visualizar para onde a organização está indo, e aparenta ser extraordinariamente capaz de comunicar esta visão às outras pessoas.

É bem provável que você ascenda a posições de responsabilidade onde trabalha e goste de estar no controle das coisas. Você é sempre tão focado e se envolve tão facilmente num projeto ou numa campanha que pode facilmente bloquear outras áreas de sua vida por causa do trabalho. Pessoas como você dão executivos excepcionais, mobilizando sua força para o bom funcionamento de sistemas, planejando com antecedência, mantendo em foco tanto os objetivos de curto, quanto os de longo prazo. Para você, sempre deve haver uma razão para se fazer qualquer coisa, e os sentimentos das pessoas geralmente não é razão suficiente. Mais do que qualquer outro Tipo de Personalidade, você é habilidoso em reduzir burocracia em qualquer de suas formas, e está disposto a despedir os funcionários que não consigam acompanhar o programa e aumentar seus níveis de eficiência. Embora você seja tolerante com relação a alguns procedimentos estabelecidos, você pode e abandonará qualquer procedimento que se demonstre ineficaz na realização de seu propósito. Você é uma pessoa pragmática ao extremo, sempre consciente da relação entre os meios e fins. Qualquer procedimento cujo objetivo já não é mais perseguido é instantaneamente eliminado e as pessoas envolvidas redistribuídas a atividades mais produtivas. A Lei de Parkinson ("O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização") tem pouca chance de ser válida quando você está no comando.


Personalidades ENTJ são parceiros enérgicos e entusiasmados, que levam seus compromissos românticos muito a sério. Como em outras áreas, ENTJs se esforçam para conseguir uma posição de liderança no relacionamento amoroso. Isto é provavelmente algo muito bom, já que o ENTJ se mostrará avido para assumir a responsabilidade de garantir que tudo corra bem no relacionamento. ENTJs são parceiros românticos criativos e inovadores, o que também se reflete em seus relacionamentos de longo prazo. Deve ser observado, entretanto, que os ENTJs irão, algumas vezes, se perguntar se o relacionamento está predestinado ao fracasso. Se este for o caso, eles podem terminar com tudo e partir, sem olhar para trás.

ENTJs não são bons, geralmente, em perceber as emoções e sentimentos de seus parceiros. Este tipo de personalidade deve tentar prestar mais atenção para melhorar esta habilidade, já que a combinação de sua insensibilidade com a sua tendência à dominação, pode facilmente acabar com um relacionamento, especialmente durante a fase inicial do namoro.

Do ponto de vista sexual, os ENTJs são cheios de energia, entusiasmados e muito imaginativos. É provável que o ENTJ irá estimular seu (sua) amante ou parceiro(a) de longa data a explorar novas formas de demonstrar seu amor e afeição. Entretanto, o ENTJ também tem a probabilidade de buscar alguma estrutura e previsibilidade em sua vida sexual.

É pouco provável que os ENTJs tenham quaisquer questões de carência ou baixa autoestima, o que os torna parceiros românticos bastante atraentes. Entretanto, muitos outros tipos [especialmente aqueles com uma forte característica Sentimental (F)] precisam de muitos elogios e apoio, e os ENTJs devem ter isso em mente. Se o ENTJ não tentar conscientemente satisfazer as necessidades emocionais de seu (sua) parceiro(a), eles podem acabar magoando um ao outro, inadvertidamente.

ENTJs realmente não se importam em serem criticados e prestam atenção a comentários críticos, desde que sejam logicamente sensatos. Entretanto, eles devem lembrar que muitos tipos de personalidade, especialmente os do tipo Sentimental (F), têm provavelmente uma opinião diferente. Estes tipos são muito vulneráveis a críticas e provavelmente evitam situações tensas a todo o custo.

Em geral, ENTJs trazem muitas coisas excelentes para seus relacionamentos românticos e tendem a ser parceiros confiáveis, dedicados e focados no crescimento. Eles se mostrarão ávidos para tomar a dianteira no relacionamento desde o início e defender seu parceiro da dura realidade da vida.

Parceiros ideais: Tipos INFP e INTP, já que suas características de Introversão (I) e Percepção (P) compensam as características de Extroversão (E) e Julgamento (J) dos ENTJs.


O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do ENTJ. Note que esses dez elementos podem apresentar-se em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os ENTJs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.

Como um ENTJ, a satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:

  • Permita-me liderar, estar no controlo, organizando e aperfeiçoando os sistemas de operação de uma organização, de modo que funcione eficientemente e alcance os meus objectivos dentro do prazo
  • Permita-me que me dedique ao planeamento estratégico de longo prazo, resolução criativa de problemas e a geração de abordagens lógicas e inovadoras para uma variedade de problemas
  • Seja feito num ambiente bem organizado onde eu, e outros, trabalhemos com um conjunto claro e definido de regras e procedimentos
  • Desafie e estimule a minha curiosidade intelectual e permita-me trabalhar com problemas frequentemente complexos e difíceis
  • Dê-me a oportunidade de encontrar e interagir com uma variedade de outras pessoas capazes, interessantes e influentes
  • Dê-me a oportunidade de progredir dentro da organização e demonstrar e aumentar a minha competência
  • Seja estimulante, desafiador e competitivo; onde esteja sob as luzes da ribalta e onde as minhas realizações sejam vistas, reconhecidas e justamente recompensadas
  • Permita-me trabalhar com outros indivíduos inteligentes, criativos, ambiciosos e motivados, cujas competências eu respeite
  • Permita-me estabelecer e atingir metas e implementar as minhas competências organizacionais para me manter a mim mesmo e aos outros concentrados no objectivo maior enquanto realizo todas as minhas tarefas de uma maneira oportuna e eficiente
  • Permita-me gerir e supervisionar os outros, usando padrões objectivos e lógicos e políticas que utilizem os aspectos positivos de cada pessoa, mas sem ter que lidar diariamente com conflitos interpessoais

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos ENTJs incluem:

PONTOS FORTES

  • Podem ser líderes visionários
  • Trabalham melhor em organizações onde existe a possibilidade de se chegar ao topo
  • Ambiciosos e trabalhadores; honestos e directos
  • Bons solucionadores de problemas complexos; capazes de tomar decisões lógicas
  • Capazes de manter objectivos de longos e curtos prazos

PONTOS FRACOS

  • Podem ser exigentes, críticos e intimidadores
  • Podem colocar o trabalho acima de outras áreas da vida
  • Podem negligenciar factos relevantes e detalhes importantes na pressa de tomar uma decisão
  • Podem não expressar encorajamento ou elogio
  • Podem não pedir ou permitir opinião ou contribuições dos outros

Ocupações Populares para ENTJs

Ao listar ocupações que são populares entre ENTJs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras queos ENTJs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada pela ordem de importância e/ou preferência.

  • Advogado empresarial
  • Administrador
  • Supervisor administrativo
  • Engenheiro químico
  • Director de vendas
  • Director de compras
  • Professor: Ciências/Ciências Sociais
  • Proprietário de franchising
  • Analista de recursos humanos
  • Engenheiro ambiental
  • Psicólogo
  • Director de marketing
  • Economista
  • Advogado (propriedade intelectual)
  • Psiquiatra
  • Juiz
  • Executivo
  • Consultor administrativo
  • Orientador educacional
  • Corretor de valores
  • Analista económico
  • Advogado

Pessoas com a personalidade do tipo ENTJ são conhecidas por sua excelente capacidade de liderança. Isto os torna gerente ideais, mas eles também podem ser subordinados razoáveis e eficientes ou colegas de trabalho fantásticos. As habilidades de comunicação, autoconfiança e as mentes lógicas dos ENTJs são geralmente valorizadas e respeitadas no ambiente de trabalho; no entanto, toda moeda tem dois lados, e a personalidade do tipo ENTJ não é uma exceção.

Colegas do tipo ENTJ

  • Sociáveis, dispostos a trocar ideias
  • Dominadores e com muita força de vontade
  • Acham fácil inspirar e orientar as outras pessoas
  • Podem ser arrogantes e condescendentes, se eles acreditarem que seus colegas não são competentes o suficiente
  • Somente aceitam argumentos racionais e podem ser insensíveis
  • Muito bons em fazer brainstorming e criticar ideias

Gerentes do tipo ENTJ

  • Comunicadores persuasivos
  • Confiantes e carismáticos
  • Excelentes estrategistas
  • Não toleram preguiça e serviço abaixo dos padrões
  • Acham muito fácil liderar e motivar as outras pessoas
  • Capazes de reconhecer facilmente os talentos de seus subordinados
  • Detestam ineficiência

Subordinados do tipo ENTJ

  • Ambiciosos, dispostos a trabalhar duro se a função for interessante
  • Gostam de ser desafiados e provar que nada é impossível
  • Aceitam críticas, desde que sejam baseadas em argumentos racionais
  • Têm mente aberta, e gostam de aprender novas coisas
  • Estabelecem altos padrões para si mesmos
  • Muito bons em definir prioridades
  • Podem ser um pouco distraídos às vezes

 Douglas MacArthur (Gregory Peck) em MacArthur