Personalidade INTJ - O Arquitecto

intj

O tipo de personalidade INTJ é um dos tipos mais raros e mais interessantes – compõem apenas 1-2% da população, os INTJs são geralmente vistos como altamente inteligentes e perplexamente misteriosos. Eles irradiam autoconfiança, confiando no seu enorme arquivo de conhecimento abrangendo diversos temas.

 

INTJs podem achar seus pontos fortes em diversos campos. Eles sabem o que conhecem e mais importante – eles confiam em tal conhecimento. Este tipo de personalidade pode ser rotulado como o mais independente de todos os tipos.

Os INTJs são muito decididos, originais e intuitivos. No entanto, personalidades INTJ não buscam ser o centro das atenções e podem decidir manter suas opiniões para si.

As personalidades INTJ são perfeccionistas e gostam de aperfeiçoar ideias e sistemas com que entrem em contato. INTJs são célebres por se perguntar "Isto vai funcionar?" todo o tempo, questionando tudo e todos. INTJs detestam regras e limitações artificiais – tudo deve estar aberto para reavaliação.

Personalidades INTJ também têm uma combinação única de determinação e imaginação vívida. Um INTJ pode avaliar todas as situações possíveis, calcular movimentos estratégicos e táticos, e geralmente desenvolve um plano de contingência ou dois.

Personalidades INTJ são líderes natos e excelentes estrategistas, mas estão dispostos a conceder a posição de liderança para outros. Entretanto, tal ação pode ser enganosa e até mesmo, talvez, calculada – um INTJ pode se retirar para as sombras, mas irão manter o seu controle sobre as decisões mais importantes.

INTJs acham muito difícil lidar com relacionamentos românticos. Pessoas com este tipo de personalidade são mais do que capazes de amar as pessoas próximas, mas eles provavelmente não têm a mínima ideia de como atrair um parceiro. O principal motivo por trás disso, é que as personalidades INTJ são muito privadas e incrivelmente racionais. Coisas como "flirt" são pouco naturais para eles; além disso, INTJs (especialmente mulheres) tendem a ver táticas típicas de atração como incrivelmente estúpidas e irracionais.

Ironicamente, é mais provável que os INTJs consigam atrair um parceiro quando eles param de procurar – isto é quando sua autoconfiança começa a brilhar novamente. Há poucas coisas mais atraentes do que a autoconfiança implacável pela qual os INTJs são conhecidos.

(Aproximadamente 2-3% da população) Os INTJs são perfeccionistas. A sua forte necessidade de autonomia e competência pessoal, como a sua inabalável fé em suas próprias ideias originais, os impele a alcançar os seus objectivos.

Lógicos, críticos e engenhosos, os INTJs podem ver as consequências da aplicação de novas ideias e viver para ver sistemas traduzidos em realidade concreta. São exigentes com eles mesmos e com os demais, e tendem a pressionar os outros quase tão duramente quanto a si mesmos. Não ficam particularmente incomodados pela indiferença ou crítica. Como o mais independente de todos os tipos, os INTJs preferem fazer as coisas da sua própria maneira. Eles são normalmente cépticos, decididos e determinados em face da oposição. Não se impressionam pela autoridade por si mesma, mas podem se conformar às regras apenas se as considerarem como úteis ao seu propósito maior.

Com mentes originais, compreensão e visão, os INTJs são solucionadores naturais de problemas. Eles são naturalmente teóricos e trabalham bem com conceitos complexos e globais. São bons pensadores estratégicos e podem normalmente ver com clareza os benefícios e falhas de qualquer situação. Em assuntos que os interessam, eles são excelentes organizadores com compreensão e visão. Se a ideia ou projecto é de sua própria autoria, eles podem investir uma incrível concentração, foco, energia e esforço. As suas muitas realizações são obtidas através de determinação e perseverança dirigidas para alcançar ou exceder os seus altos padrões.
Possíveis Aspectos Negativos

Sendo visionários com altos padrões, algumas vezes pouco realistas, os INTJs podem esperar demais de si mesmos e dos outros. Na verdade, eles tendem a não se importar como eles se comparam aos padrões dos outros; são os seus próprios que são importantes. Eles podem carecer da compreensão de como o seu comportamento afecta os outros e podem ser críticos e insensíveis ao dar recomendações para aperfeiçoamento. Com frequência, não encorajam os outros a desafiar as suas opiniões ou expressar quaisquer sentimentos pessoais. Porque os INTJs têm um estilo um tanto impessoal, eles podem assumir erroneamente que os outros desejam ser tratados da mesma forma. Necessitam aprender a entender os sentimentos aparentemente "ilógicos" dos outros e aceitar que eles são racionais e válidos. Isso ajudá-los-á a deixar de afastar e ofender aqueles à sua volta.

Porque os INTJs colocam tanto valor em suas próprias visões e ideias para o futuro, eles são vulneráveis a perder algumas realidades e factos importantes do momento presente. Podem também falhar em reconhecer fraquezas práticas nas suas ideias que podem tornar a sua execução mais difícil. Reunir todas as informações relevantes e factuais os ajudará a garantir que as suas ideias sejam funcionais. Os INTJs necessitam simplificar suas ideias, com frequência, teóricas e complicadas, de maneira a que possam comunicá-las aos outros.

Porque os INTJs frequentemente preferem estar sós e são resolutos em seus esforços, eles podem não se lembrar de convidar os outros a participar das suas actividades. Solicitar a opinião e sugestões dos outros pode ajudá-los a reconhecer uma ideia pouco prática no inicio do processo ou ajudá-los a fazer as mudanças e melhorias necessárias antes de investir enormes quantidades de tempo.

Eficiência aumentada para os INTJs está em fazer um esforço para ceder em pontos menos importantes para ganhar os mais importantes. Isto também diminuirá a probabilidade do INTJ em se tornar muito teimoso e controlador. Quando eles fazem um esforço para adoptar uma abordagem mais receptiva para com a vida e seu relacionamento com os outros, os INTJs alcançarão uma competência mais equilibrada e serão mais bem sucedidos em ter suas inovações aceitas pelo mundo.

INTJ é o terceiro tipo mais raro na população, e o tipo mais raro entre as mulheres. INTJs compõem:

  • 2% da população em geral
  • 3% de homens
  • 1% de mulheres

Pontos Fortes de um INTJ

  • Forte autoconfiança.
  • Mente rápida e versátil.
  • Independente e decidido.
  • Trabalhador e determinado.
  • Imaginativo e estratégico.
  • Honesto e direto.
  • Mente aberta.

Pontos Fracos de um INTJ

  • Arrogante.
  • Perfeccionista.
  • É provável que analise tudo demasiadamente.
  • Gosta de julgar.
  • Pode ser insensível.
  • Geralmente não sabem como agir quando se trata de relacionamentos românticos.
  • Detesta ambientes altamente estruturados.

Há outros tipos de personalidade que são até bons em planejar operações, porém, você está a cabeça e os ombros acima destes em matéria de planejamento de contingências. Um plano de contingência inclui alguns "se/entãos" que existem para lidar com erros previsíveis e momentos de escassez de pessoal ou de material. É provável que todo o tipo de contingência surja quando qualquer projeto complexo é realizado, desde o planejamento das férias da família na Europa à preparação para a invasão da Europa, como durante a Segunda Guerra Mundial. Tais operações envolvem muitos passos, cada um deles obrigatoriamente coordenados, para seguirem um ao outro numa progressão necessária, e cada um deles podendo estar sujeito a problemas imprevistos. Você é capaz de compreender como cada passo requer ou implica no próximo passo, e também de preparar alternativas para as dificuldades que possam surgir. Você nunca define o rumo do seu projeto atual sem um plano A firmado em mente, mas você está sempre disposto a trocar para um plano B, C ou D, se necessário.
Pessoas como você raramente são encontradas fora de seus escritórios, fábricas, ou laboratórios. Apesar de ser um líder altamente capaz, você não tem uma vontade real de comandar, preferindo ficar num segundo plano até que as outras pessoas se demonstrem incapazes de liderar. Uma vez no comando, entretanto, você é totalmente pragmático, enxergando a realidade como nada mais do que um tabuleiro de xadrez a ser utilizado na elaboração e no aperfeiçoamento de suas estratégias. Durante o planejamento você é totalmente aberto a novas abordagens e considerará qualquer ideia cuja utilidade seja promissora. Teorias produtivas são aplicadas rapidamente, e as restantes são descartadas.

Para você a ordem das coisas nunca é arbitrária e imutável, mas pode ser melhorada. Desta forma, a autoridade baseada em quantidade de cursos feitos, credenciais, títulos ou quantidade de fama não o impressiona, nem slogans, nem lemas. Você adotará ideias apenas se elas forem úteis, ou seja, se funcionarem eficientemente para atingirem objetivos bem definidos. Apenas ideias que fazem sentido para você são adotadas; as que não fazem não o são, não importa quem seja o autor.

Você tende a ser muito mais auto-confiante do que pessoas de outros Tipos de Personalidade, tendo geralmente uma vontade bem desenvolvida. Decisões vêm fácil a você; de fato, dificilmente você consegue descansar até que tenha as coisas resolvidas e decididas. Você é altamente motivado a trazer fechamento às coisas, sempre atento a consequências de longo prazo. Para você, ideias parecem possuir uma força intrínseca, embora sujeite todas elas ao teste de utilidade. Dificuldades são bastante estimulantes para você, que adora resolver problemas que exijam soluções criativas. Estas suas características podem levá-lo a profissões em que os modelos teóricos podem ser traduzidos em realidade. Em seu ambiente de trabalho, você construirá sistemas de controle de dados e de pessoas caso a oportunidade lhe seja dada. Você poderá se dar excepcionalmente bem como pesquisador científico ou como um executivo empresarial.

Apesar de reclusas, pessoas como você normalmente ascendem a posições de responsabilidade pois trabalham por muitas horas, com afinco, e são constantes na busca de seus objetivos, não poupando o próprio tempo e esforço nem o de seus colegas de trabalho e funcionários. Você normalmente tende a verbalizar o positivo e a afastar-se de comentários de natureza negativa, e está mais interessado em levar a organização adiante do que em ficar desenterrando problemas do passado. Entretanto, às vezes pessoas como você podem se tornar um tanto "ideia-fixa", o que pode ser um ponto fraco em sua carreira, uma vez que ao focar-se tão estritamente em suas buscas você poderá acabar ignorando os pontos de vista e os desejos das outras pessoas.

Você tem certeza de que coerência interna e externa são indispensáveis em uma organização que funcione bem, e caso encontre problemas envolvendo sobreposição de funções, duplicação de esforços, fluxo ineficiente de papelada, e desperdício de recursos humanos e materiais, você rapidamente realinha as operações ao objetivo esquecido. Lembrando-se sempre que para você o custo-benefício é o imperativo.

Entre todos os Tipos de Personalidade, o seu é o de maior desempenho no ambiente acadêmico. E no trabalho, como você tende a esperar dos outros o que você espera de si mesmo, muitas vezes você pode parecer demasiadamente exigente e difícil de satisfazer. Os colegas de trabalho muitas vezes se sentem como se você pudesse enxergar o que é verdade ou não neles, e frequentemente acreditam que esta seja exatamente a sua intenção. Esta tendência das pessoas se sentirem transparentes e até mesmo incompetentes na sua presença muitas vezes acarreta em relações de trabalho que envolvem uma certa distância psicológica. Colegas de trabalho podem descrevê-lo como "sem emoções", e às vezes como frio e desapaixonado, quando na verdade você está somente levando os objetivos da organização a sério, e esforçando-se continuamente para alcançar estes objetivos. Felizmente, a indiferença ou as críticas de seus colegas de trabalho não o incomodam particularmente, se você acredita que tem a razão. Em suma, você é um trabalhador dedicado e leal cuja lealdade está voltada ao sistema, ao invés de estar voltada aos indivíduos que operam no sistema. Conforme as pessoas de uma organização vêm e se vão, você tem pouca dificuldade de continuar trabalhando em seu emprego — ao contrário de outras pessoas, cuja lealdade é mais para com as pessoas do que para com os projetos.

Você deseja harmonia e ordem em sua casa e em seu casamento, mas não ao custo de ter uma companheira submissa. Como o mais independente de todos os Tipos de Personalidade, você quer que sua companheira além de independente, seja capaz de enfrentar a por vezes formidável força de sua personalidade. O cortejo é particularmente um problema para você, já que você considera a escolha de um bom cônjuge como um processo racional, uma questão de encontrar alguém que se encaixe fortemente com a sua lista de exigências tanto físicas quanto intelectuais. Você sabe rapidamente — geralmente no primeiro ou no segundo encontro — se a relação terá futuro ou não, e não perderá tempo em relacionamentos que pareçam pouco promissores. Em geral, você confia em sua cabeça e não em seu coração para fazer estas escolhas, e portanto às vezes parecerá frio e calculista. Mesmo em situações sociais mais casuais você pode parecer frio e pode negligenciar a execução de pequenos rituais convencionais para deixar as outras pessoas sentido-se confortáveis em sua presença. Por exemplo, você pode comunicar que conversar banalidades com as pessoas é um desperdício de tempo, e por conta disso estas pessoas sentem um senso de urgência em você que nem sempre é intencional. Mas não se engane... as suas emoções são difíceis de ler, e é provável que você não seja uma pessoa particularmente amigável, socialmente confiante, ou emocionalmente expressiva. Pelo contrário, você tem uma forte necessidade de privacidade e não gosta de contato físico exceto com umas poucas pessoas escolhidas a dedo. Apesar de tudo isso, porém, você é profundamente emocional, até mesmo romântico, e uma vez convencido de que uma pessoa é digna de você, você se torna um companheiro apaixonado e leal, quase hipersensível aos sinais de rejeição de quem você ama.

Com relação aos filhos, pessoas como você são amáveis e infalíveis em sua devoção. Seus filhos são um grande foco em sua vida e você os apóia e tende a permitir que se desenvolvam na direção de suas próprias escolhas. Como uma pessoa supremamente decidida, você incentiva ações e atitudes independentes em seus filhos. Por outro lado, você está plenamente consciente de que crianças precisam de limites bem definidos, e você é sempre firme e consistente no estabelecimento destes limites.


Personalidades do tipo INTJ tendem a ter dificuldades significativas quando se trata de relacionamentos e romance. INTJs podem passar grande parte de suas vidas nas suas mentes; consequentemente, o que eles veem e entendem intuitivamente pode ser muito mais avançado do que a realidade "nua e crua". Como resultado, alguém com a personalidade INTJ pode achar desafiador fundir tal fantasia e tais altos requisitos com a realidade. Infelizmente, a sua lógica superior e imaginação podem realmente prejudicar o INTJ quando eles começam a procurar por um parceiro.

Pessoas com este tipo de personalidade também tendem a aplicar uma abordagem racional aos namoros e relacionamentos. Um INTJ tem a probabilidade de fazer uma "lista de verificações" na sua mente muito antes de realmente começar a pensar sobre um relacionamento. Também é provável que "ele/ela seja racional" seja um dos itens no topo de sua lista de critérios – e isto é exatamente o que detém um INTJ, especialmente no caso dos homens. Há algumas regras (e.g., não parecer muito interessado) e tipos de comportamento (e.g., uma mulher não deve começar a conversa) que uma pessoa interessada em encontrar um parceiro é esperada a seguir, e infelizmente para os INTJs, a maioria das pessoas irá seguir estas regras. Mesmo aqueles parceiros em potencial que o INTJ normalmente veria como racionais, provavelmente se renderão às expectativas da sociedade. Consequentemente, os INTJs tendem a ficar bastante desapontados após as primeiras poucas tentativas de namoro e podem até mesmo começar a pensar que todo o mundo é irracional ou intelectualmente inferior.

Paradoxalmente, alguém com a personalidade INTJ tem mais probabilidade de atrair um parceiro romântico quando eles não estão realmente à procura de um. Como a maioria dos INTJs tem dificuldades em relacionamentos e assuntos românticos, a sua autoconfiança sofre um abalo em tais situações, e o INTJ procura então, compensar isso, exibindo a sua inteligência, o que os torna pouco atraentes. Somente quando o INTJ volta ao seu normal é que a sua autoconfiança volta a brilhar, o que facilita muito mais a sua capacidade de atrair um parceiro.

Os INTJs sentem-se desconfortáveis em expressar os seus sentimentos ou tentar entender as emoções das outras pessoas. Eles também têm a tendência a sempre confiar no seu conhecimento e compreensão. Não supreendentemente, os INTJs podem magoar as outras pessoas inadvertidamente, especialmente durante a fase do namoro ou até mesmo, posteriormente, no relacionamento. A mente da personalidade do tipo INTJ é direcionada para situações de conflito como quebra-cabeças lógicos dignos de análise, o que nem sempre ajuda quando seu parceiro amoroso não compartilha da mesma noção de diversão.

Sexualmente, os INTJs tendem a ser muito imaginativos e entusiasmados, desde que haja reciprocidade por parte do seu parceiro. No entanto, é importante que o INTJ não caia em um hábito de passar mais tempo teorizando sobre a intimidade do que se comunicando com seu parceiro.

Pessoas com personalidade do tipo INTJ podem terminar um relacionamento se eles tiverem certeza que o mesmo está para acabar, e não irão olhar para trás. A abordagem dos INTJs em namoros é bastante semelhante: Eles não continuarão tentando, se a sua mente calcular que a probabilidade de um relacionamento sólido é pequena. Entretanto, tal exterior calmo pode ser enganador; é bem provável que o INTJ se sentirá muito magoado por dentro e passará um longo tempo a analisar o que deu errado, especialmente se eles dedicaram muito tempo ao namoro ou a fazer com que o relacionamento desse certo.

INTJs são pessoas extremamente inteligentes e profundas, trazendo muita estabilidade e percepção para seus relacionamentos afetivos, mas como mencionado anteriormente, tal inteligência extraordinária é o seu maior inimigo nesta área. Dito isto, se ambos os parceiros conseguirem sobreviver ao início tempestuoso durante a fase do namoro, é bem provável que o relacionamento será muito profundo e sólido, e o INTJ fará tudo o que pode para garantir que continue dessa forma, desde que haja reciprocidade do seu parceiro.

Parceiros ideais: Tipos ENFP e ENTP, já que suas características de Extroversão (E) e Percepção (P) compensam as características de Introversão (I) e Julgamento (J) dos INTJs. INFJs também são ótimos pretendentes já que a conexão intuitiva entre um INTJ e um INFJ tende a ser instantânea.


O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do INTJ. Note que esses dez elementos podem se apresentar em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os INTJs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.

Como um INTJ, a satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:

  • Permita-me criar e desenvolver soluções originais e inovadoras para os problemas, melhorando os sistemas existentes
  • Permita-me concentrar minha energia na implementação das minhas boas ideias, trabalhando de uma forma lógica e ordenada e num ambiente que recompense a minha perseverança
  • Permita-me trabalhar com outras pessoas responsáveis cujo conhecimento, inteligência e competência eu respeito
  • Reconheça minhas ideias originais e permita-me manter a autoria e controlo sobre a sua execução
  • Permita-me trabalhar independentemente, mas com interacções periódicas com um pequeno grupo de pessoas inteligentes dentro de um ambiente sem atritos e livre de disputas interpessoais
  • Exponha-me a um fluxo contínuo de novas informações, suprindo-me com novas formas de aumentar a minha eficiência e competência
  • Permita-me produzir um produto que atenda aos meus altos padrões de qualidade em vez de com os gostos e aversões pessoais de outros
  • Não requeira a execução repetitiva de tarefas factuais e detalhadas
  • Permita-me um alto grau de autonomia e controlo com a liberdade para efectuar mudanças e desenvolver pessoas e sistemas
  • Seja julgado por padrões justos e uniformes para todos, onde as avaliações de desempenho sejam baseadas em critérios estabelecidos e que me recompense justamente pelas minhas contribuições

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos INTJs incluem:

PONTOS FORTES

  • São visionários e distinguem-se em criar sistemas
  • Apreciam desafios criativos e intelectuais
  • Bons em análise teórica e técnica e na resolução lógica de problemas
  • Trabalham bem sós e são determinados mesmo na presença de oposição
  • Podem compreender assuntos complexos e difíceis

PONTOS FRACOS

  • Podem ficar menos interessados nos projectos depois que a resolução criativa do problema é concluída
  • Compelem os outros tão duramente quanto a si mesmos
  • Podem ter dificuldade em trabalhar com ou para outros que considerem menos competentes que a si mesmos
  • Podem ser muito independentes para se adaptar a uma cultura corporativa
  • Podem ser inflexíveis e resolutos acerca de suas ideias

Ocupações Populares para os INTJs

Ao listar ocupações que são populares entre os INTJs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que os INTJs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada em ordem de importância e/ou preferência.

  • Analista administrativo
  • Economista
  • Cientista
  • Programador de computador
  • Ecologista
  • Administrador
  • Médico psiquiatra
  • Matemático
  • Médico neurologista
  • Psicólogo
  • Pesquisador biomédico
  • Responsável de planeamento estratégico
  • Engenheiro civil
  • Advogado de propriedade intelectual
  • Desenhista industrial (Designer)
  • Director de arte
  • Inventor
  • Designer gráfico
  • Analista financeiro (Economista)
  • Juiz
  • Astrónomo
  • Editor/Director de arte
  • Arquitecto
  • Farmacologista
  • Médico cardiologista
  • Analista de sistemas computacionais

A maioria de nós passa uma grande parte de nossas vidas no trabalho. É por isso que nós acreditamos que discutir o quão diferente os tipos de personalidade se comportam no ambiente de trabalho é importante. O que os motiva ou o que os faz sofrer? Como pode o leitor criar um relacionamento mutuamente benéfico e produtivo com um tipo de personalidade específico? Como deve lidar com conflitos com eles?

Vamos falar sobre o tipo de personalidade INTJ neste contexto. O que deve saber sobre um colega INTJ? Um gerente INTJ? Ou talvez um subordinado INTJ? Vamos desvendar estas questões uma por uma.

Colegas do tipo INTJ

  • Altamente independentes no trabalho, pessoas com o tipo de personalidade INTJ são conhecidas como "lobos solitários"
  • Adoram desafios, especialmente se eles tiverem total responsabilidade
  • Preferem trabalhar sozinhos, principalmente porque eles acreditam que os outros apenas irão atrasar o seu trabalho
  • Adoram brainstorming no ambiente de trabalho, desde que a discussão não caia em argumentos sobre detalhes
  • Têm tendências perfeccionistas e raramente desistem
  • Não suportam a ineficiência ou colegas que se recusam a utilizar métodos mais eficientes
  • Detestam serviços manuais, especialmente quando o mesmo pode ser automatizado
  • Veem pouco significado em fazer networking, socializar ou conversar no trabalho
  • São intensamente privados e tendem a esquivar-se de perguntas de cunho pessoal
  • Muito sarcásticos e têm a tendência a fazer pouco (em suas próprias mentes) de colegas menos intuitivos ao fazer com que eles leiam nas entrelinhas
  • Detestam ligações telefônicas e preferem e-mails
  • São analistas e têm mentes brilhantes, capazes de reconhecer as mais variadas correntes e tensões entre alguns colegas no ambiente de trabalho e a evitá-los (no entanto, é pouco provável que os INTJs utilizem este conhecimento para seu próprio benefício)
  • Extremamente julgadores – pessoas com personalidade do tipo INTJ tendem a ter muito pouco respeito por colegas que eles consideram incompetentes

Gerentes do tipo INTJ

  • Têm padrões muito altos quando se trata de competência profissional
  • Dispostos a dar muita liberdade aos seus subordinados no ambiente de trabalho
  • Casuais e descontraídos, valorizam o pensamento independente ao invés de protocolos
  • Desprezam "engraxadores" ou tentativas de manipulação – isto não funcionará com um INTJ
  • Tendem a tratar subordinados como iguais
  • Respeitam pessoas com fortes opiniões, mesmo que elas contradigam seus próprios pontos de vista – desde que os argumentos sejam racionais
  • Mais interessados em estratégia do que na implementação tática
  • Buscam a eficiência no ambiente de trabalho – não corra o risco de falar para um gerente INTJ que você sempre fez as coisas deste jeito
  • Respeitam grandemente e recompensam iniciativas
  • Não se importam em admitir o erro se o argumento de outra pessoa for melhor
  • Não se envolverão em fofocas no trabalho ou socialização

Subordinados do tipo INTJ

  • Somente respeitam o gerente se ele realmente for competente – cargos não significam nada para alguém com personalidade do tipo INTJ
  • Não têm problemas em criticar as declarações de seu gerente, se eles acreditarem que o gerente é inteligente o suficiente para reconsiderar sua posição se estiver errado. Tome cuidado com um INTJ quieto durante uma sessão de brainstorming; é pouco provável que eles não tenham nada a dizer. A explicação mais provável é que eles não o respeitem o suficiente para se importar em expressar as suas opiniões.
  • Aceitam e realmente gostam de críticas no trabalho, desde que seguidas por argumentos válidos
  • Ao contrário da maioria dos outros tipos de personalidade, os INTJs raramente veem cargos gerenciais como desejáveis; eles preferem ser peritos bem remunerados. Pessoas com este tipo de personalidade tendem a ser uma ameaça aos seus gerentes deste ponto de vista
  • Podem ficar frustrados quando não têm liberdade suficiente no trabalho
  • Tendem a resistir fortemente a tentativas de enquadra-los em funções específicas, bem definidas

 Jane Craig (Holly Hunter) em Nos Bastidores da Notícia