Personalidade INTJ - O Arquitecto

Índice do artigo

intj

O tipo de personalidade INTJ é um dos tipos mais raros e mais interessantes – compõem apenas 1-2% da população, os INTJs são geralmente vistos como altamente inteligentes e perplexamente misteriosos. Eles irradiam autoconfiança, confiando no seu enorme arquivo de conhecimento abrangendo diversos temas.

 

INTJs podem achar seus pontos fortes em diversos campos. Eles sabem o que conhecem e mais importante – eles confiam em tal conhecimento. Este tipo de personalidade pode ser rotulado como o mais independente de todos os tipos.

Os INTJs são muito decididos, originais e intuitivos. No entanto, personalidades INTJ não buscam ser o centro das atenções e podem decidir manter suas opiniões para si.

As personalidades INTJ são perfeccionistas e gostam de aperfeiçoar ideias e sistemas com que entrem em contato. INTJs são célebres por se perguntar "Isto vai funcionar?" todo o tempo, questionando tudo e todos. INTJs detestam regras e limitações artificiais – tudo deve estar aberto para reavaliação.

Personalidades INTJ também têm uma combinação única de determinação e imaginação vívida. Um INTJ pode avaliar todas as situações possíveis, calcular movimentos estratégicos e táticos, e geralmente desenvolve um plano de contingência ou dois.

Personalidades INTJ são líderes natos e excelentes estrategistas, mas estão dispostos a conceder a posição de liderança para outros. Entretanto, tal ação pode ser enganosa e até mesmo, talvez, calculada – um INTJ pode se retirar para as sombras, mas irão manter o seu controle sobre as decisões mais importantes.

INTJs acham muito difícil lidar com relacionamentos românticos. Pessoas com este tipo de personalidade são mais do que capazes de amar as pessoas próximas, mas eles provavelmente não têm a mínima ideia de como atrair um parceiro. O principal motivo por trás disso, é que as personalidades INTJ são muito privadas e incrivelmente racionais. Coisas como "flirt" são pouco naturais para eles; além disso, INTJs (especialmente mulheres) tendem a ver táticas típicas de atração como incrivelmente estúpidas e irracionais.

Ironicamente, é mais provável que os INTJs consigam atrair um parceiro quando eles param de procurar – isto é quando sua autoconfiança começa a brilhar novamente. Há poucas coisas mais atraentes do que a autoconfiança implacável pela qual os INTJs são conhecidos.

(Aproximadamente 2-3% da população) Os INTJs são perfeccionistas. A sua forte necessidade de autonomia e competência pessoal, como a sua inabalável fé em suas próprias ideias originais, os impele a alcançar os seus objectivos.

Lógicos, críticos e engenhosos, os INTJs podem ver as consequências da aplicação de novas ideias e viver para ver sistemas traduzidos em realidade concreta. São exigentes com eles mesmos e com os demais, e tendem a pressionar os outros quase tão duramente quanto a si mesmos. Não ficam particularmente incomodados pela indiferença ou crítica. Como o mais independente de todos os tipos, os INTJs preferem fazer as coisas da sua própria maneira. Eles são normalmente cépticos, decididos e determinados em face da oposição. Não se impressionam pela autoridade por si mesma, mas podem se conformar às regras apenas se as considerarem como úteis ao seu propósito maior.

Com mentes originais, compreensão e visão, os INTJs são solucionadores naturais de problemas. Eles são naturalmente teóricos e trabalham bem com conceitos complexos e globais. São bons pensadores estratégicos e podem normalmente ver com clareza os benefícios e falhas de qualquer situação. Em assuntos que os interessam, eles são excelentes organizadores com compreensão e visão. Se a ideia ou projecto é de sua própria autoria, eles podem investir uma incrível concentração, foco, energia e esforço. As suas muitas realizações são obtidas através de determinação e perseverança dirigidas para alcançar ou exceder os seus altos padrões.
Possíveis Aspectos Negativos

Sendo visionários com altos padrões, algumas vezes pouco realistas, os INTJs podem esperar demais de si mesmos e dos outros. Na verdade, eles tendem a não se importar como eles se comparam aos padrões dos outros; são os seus próprios que são importantes. Eles podem carecer da compreensão de como o seu comportamento afecta os outros e podem ser críticos e insensíveis ao dar recomendações para aperfeiçoamento. Com frequência, não encorajam os outros a desafiar as suas opiniões ou expressar quaisquer sentimentos pessoais. Porque os INTJs têm um estilo um tanto impessoal, eles podem assumir erroneamente que os outros desejam ser tratados da mesma forma. Necessitam aprender a entender os sentimentos aparentemente "ilógicos" dos outros e aceitar que eles são racionais e válidos. Isso ajudá-los-á a deixar de afastar e ofender aqueles à sua volta.

Porque os INTJs colocam tanto valor em suas próprias visões e ideias para o futuro, eles são vulneráveis a perder algumas realidades e factos importantes do momento presente. Podem também falhar em reconhecer fraquezas práticas nas suas ideias que podem tornar a sua execução mais difícil. Reunir todas as informações relevantes e factuais os ajudará a garantir que as suas ideias sejam funcionais. Os INTJs necessitam simplificar suas ideias, com frequência, teóricas e complicadas, de maneira a que possam comunicá-las aos outros.

Porque os INTJs frequentemente preferem estar sós e são resolutos em seus esforços, eles podem não se lembrar de convidar os outros a participar das suas actividades. Solicitar a opinião e sugestões dos outros pode ajudá-los a reconhecer uma ideia pouco prática no inicio do processo ou ajudá-los a fazer as mudanças e melhorias necessárias antes de investir enormes quantidades de tempo.

Eficiência aumentada para os INTJs está em fazer um esforço para ceder em pontos menos importantes para ganhar os mais importantes. Isto também diminuirá a probabilidade do INTJ em se tornar muito teimoso e controlador. Quando eles fazem um esforço para adoptar uma abordagem mais receptiva para com a vida e seu relacionamento com os outros, os INTJs alcançarão uma competência mais equilibrada e serão mais bem sucedidos em ter suas inovações aceitas pelo mundo.

INTJ é o terceiro tipo mais raro na população, e o tipo mais raro entre as mulheres. INTJs compõem:

  • 2% da população em geral
  • 3% de homens
  • 1% de mulheres

Pontos Fortes de um INTJ

  • Forte autoconfiança.
  • Mente rápida e versátil.
  • Independente e decidido.
  • Trabalhador e determinado.
  • Imaginativo e estratégico.
  • Honesto e direto.
  • Mente aberta.

Pontos Fracos de um INTJ

  • Arrogante.
  • Perfeccionista.
  • É provável que analise tudo demasiadamente.
  • Gosta de julgar.
  • Pode ser insensível.
  • Geralmente não sabem como agir quando se trata de relacionamentos românticos.
  • Detesta ambientes altamente estruturados.