Personalidade ESTP - O Empreendedor

estp

Pessoas com personalidade do tipo ESTP são muito sociais, espontâneas e diretas. Adoram a ação e mergulham sempre directo no olho do furacão. Os ESTPs detestam debates teóricos ou pensar no futuro – eles estão apenas interessados no momento presente e concentram todos os seus esforços em desfrutar daquilo que lhes é oferecido.

 

Os ESTPs preferem fazer algo rapidamente a preparar um plano de ação detalhado – eles não se importam em voltar atrás e reparar os seus erros, se necessário. Pessoas com este tipo de personalidade também têm uma capacidade inata de captar os pensamentos e motivos dos outros – ESTPs podem detectar a menor mudança na expressão facial, comportamento de alguém, etc. Nenhum outro tipo de personalidade tem este tipo de habilidade misteriosa.

Pessoas com personalidade do tipo ESTP também tendem a ver as leis e obrigações como recomendações ou instruções ao invés de princípios inquebráveis. Se um ESTP acreditar que algo deve ser feito e que a causa é justa e nobre, ele irá em frente e o fará, a despeito do que a lei ou as regras sociais ditem. Isto não quer dizer que os ESTPs sejam criminosos – pelo contrário, eles tendem a colocar os seus valores e opiniões pessoais acima do que as outras pessoas pensam.

Os ESTPs adoram drama, paixão e prazeres físicos. No entanto, pessoas com este tipo de personalidade devem ter consciência de que sua paixão pode se manifestar sob muitas formas diferentes, e algumas delas podem ser bastante arriscadas ou pouco saudáveis. As características de personalidade de um ESTP também podem levá-lo a magoar as outras pessoas inadvertidamente – como os ESTPs são muito diretos e confiam em fatos e lógica ao invés das emoções, as suas palavras podem magoar facilmente personalidades mais sensíveis.

(Aproximadamente 6-8% da população) Os ESTPs não se preocupam - Eles são felizes! Activos, calmos e espontâneos, os ESTPs preferem apreciar o momento presente em vez de planear o futuro.

Extremamente realistas, os ESTPs confiam no que os seus sentidos lhes contam acerca do mundo. São curiosos e observadores perspicazes. Porque aceitam as coisas como são, tendem a ser receptivos e tolerantes para com os outros e consigo mesmo. Os ESTPs gostam de coisas reais que possam ser manuseadas, desmontadas e colocadas juntas de volta.

Os ESTPs preferem acção em vez de conversa e apreciam lidar com as situações à medida que surgem. São bons solucionadores de problemas porque podem absorver as informações factuais necessárias e então encontrar as soluções lógicas e discerníveis rapidamente, sem muito dispêndio de força ou energia. Podem ser bons negociadores diplomáticos, felizes em experimentar abordagens não convencionais e normalmente capazes de persuadir outras pessoas a tentar um acordo. São capazes de compreender os princípios subjacentes e tomar decisões baseadas no que é lógico em vez de em como se sentem acerca das coisas. Portanto são pragmáticos e podem ser firmes quando a situação permitir.

Amigáveis e encantadores, os ESTPs são populares e tranquilos na maior parte das situações sociais. São sociáveis, versáteis, engraçados e podem ter um suprimento infindável de piadas e histórias para qualquer situação na qual se encontrem. Podem ser bons em relaxar situações tensas alegrando a atmosfera e conseguindo reunir as partes em conflito.

Possíveis Aspectos Negativos

A preferência do ESTP por viver no momento e adoptar um estilo de "emergência" para reagir às crises inesperadas, pode resultar num ambiente caótico para os que o rodeiam. Podem perder oportunidades pela falta de planeamento. Algumas vezes assumem tarefas demais a um só tempo e podem ficar sobrecarregados e incapazes de manter os seus compromissos. Os ESTPs precisam olhar além do momento presente e o seu interesse no mundo material para tentar antecipar formas de concluir as tarefas a tempo.

Os ESTPs tendem também a ignorar os sentimentos das outras pessoas e podem ser insensíveis no seu desejo de ser honestos, especialmente quando estão a correr de uma experiência para a outra. A sua extravagância pode algumas vezes ser percebida como indelicadeza, podendo afastar as pessoas que estão a tentar entreter. Os ESTPs tornam-se mais eficazes com outras pessoas quando dirigem os seus penetrantes poderes de observação tornando-se sensíveis às pessoas a sua volta. São mais efectivos quando controlam a sua ousadia, energia e amor pela diversão a um nível onde as outras pessoas se sintam mais à vontade.

Os ESTPs estão mais interessados em resolver os problemas de forma rápida e sem esforço e tendem a saltar directamente para a próxima crise e a não concluir as partes menos excitantes dos projectos actuais. Beneficiariam em aprender a aplicar técnicas de gestão do tempo e planeamento de longo prazo para ajudá-los a preparar e concluir responsabilidades. Reduzir as actividades para desenvolver padrões para o seu próprio comportamento e considerar as ramificações de suas acções poderá torná-los mais efectivos.

Como os ESTPs detestam teoria e pensamento abstrato, geralmente têm problemas na escola, especialmente nos últimos anos. Pessoas com este tipo de personalidade vêem discussões teóricas como chatas e sem sentido. Em contraste, a sua energia e paixão são virtualmente ilimitadas, quando se trata de atividades que eles veem como práticas e emocionantes. Os ESTPs podem ser muito inspiradores e convincentes – isto torna-os representantes de vendas, consultores e empreendedores excelentes. Este tipo de personalidade é verdadeiramente colorida – é crucial que cada ESTP reconheça os seus próprios talentos, assim como seus pontos fortes e fracos.

Pontos Fortes de um ESTP

Pontos Fracos de um ESTP


Promover é a arte de iniciar um empreendimento e de depois conquistar o apoio das pessoas, convencendo-as a confiar em você e a cooperar com aquilo que você propõe. De todos os Tipos de Personalidade, você parece especialmente capaz de promover, anunciar, e divulgar seus esforços desta maneira, e de conseguir que as pessoas façam o que você quer que elas façam. De uma certa maneira, você é capaz de operar pessoas com a mesma habilidade que os Habilidosos operam instrumentos, máquinas, veículos e outras ferramentas. Pode-se dizer que as pessoas são como instrumentos musicais nas suas mãos, e que você as toca artisticamente.
A vida nunca é monótona ao seu redor. De pensamento rápido, esperto, e divertido, você vive com um certo requinte teatral que faz até mesmo com que os eventos mais rotineiros se pareçam empolgantes. Não que você desperdice tempo com eventos rotineiros. Você tem uma habilidade de saber onde é que as coisas estão acontecendo de verdade. Pessoas como você sempre parecem ter ingressos para o show ou para o jogo mais concorrido (ou pode obtê-los quando outros não conseguem), e você geralmente conhece os melhores restaurantes, onde os donos da casa costumam chamá-lo pelo nome. Certamente, você tem um sério apetite pelas coisas mais finas da vida: a melhor comida, o melhor vinho, carros caros, e roupas da moda. Você é muito atencioso com as pessoas e fluente em círculos sociais, conhecendo muitas, mas muitas pessoas pelo nome, e sabendo como dizer exatamente a coisa certa a quase todo mundo que você vem a conhecer. Nenhum outro tipo de personalidade é tão sofisticado socialmente quanto o seu, nem tão suave e polido — e nenhum outro também é tão mestre na arte da manipulação das pessoas à sua volta.

Você é tão envolvente com as pessoas que pode parecer que possui uma quantidade incomum de simpatia, quando na realidade este não é o caso. Pelo contrário, você é absolutamente extraordinário em ler as expressões faciais das pessoas e em observar suas linguagens corporais, hipersensível às mais ínfimas informações não-verbais que delatam as reais intenções delas. Você mantém seus olhos sobre o seu público, sempre à procura de sinais de concordância ou discordância, e com nervos de aço você se utiliza desta informação para atingir os objetivos que tem em mente — que é vender para o cliente de alguma maneira. Conquistar as pessoas com esse tipo de manobra arriscada pode parecer exaustivo às outras pessoas, porém você se sente completamente estimulado a trabalhar no limiar do risco ou do perigo. É bem verdade que um tema recorrente durante a sua vida inteira seja buscar estímulos assumindo riscos.

Você pode ser durão e utilitarista, disposto a fazer o que for necessário para atingir seus objetivos, e é este utilitarismo que lhe permite resolver problemas e negociar de maneira tão capaz. Mais preocupado com o que funciona do que com as tradições ou padrões morais, você consegue se manter sob controle em situações de crise e operar livremente, já que você não faz cerimônia, não se preocupa muito em justificar suas ações, e está plenamente ciente de todos os recursos que podem ser colocados imediatamente em uso. Desta forma, você é de valor inestimável como administrador temporário de empresas, conseguindo tirá-las do vermelho ou salvar departamentos ameaçados, com muita rapidez, e com estilo. Desta forma, também, você tem o tino para ser dos melhores negociadores, disposto a colocar toda e qualquer coisa na mesa, o que lhe dá uma vantagem tática sobre seus adversários, que poderiam considerar alguns ativos ou procedimentos como sagrados, e portanto não-negociáveis.

Empreendedor astuto, capaz de fechar acordos e de iniciar empresas "no tranco" de uma forma que nenhum outro tipo de personalidade poderia — se bem que normalmente você tem pouca paciência em dar continuidade às coisas e a gastar o tempo necessário para acompanhá-las até o final. Esta impaciência pode obscurecer seu extraordinário talento, uma vez que as pessoas deixam de enxergar as suas contribuições e se lembram apenas das pequenas coisas que você deixou por fazer, criticando seus pontos fracos ao invés de valorizar seus pontos fortes. Poucas empresas ou organizações utilizam suas competências como deveriam ser utilizadas. Por outro lado, você também não é sempre bem sucedido quando age por conta própria, pois a sua relutância em preocupar-se com os detalhes envolvidos no acompanhamento das tarefas pode fazer um projeto outrora excelente, fracassar. Sempre que possível, você precisa de assistentes cuidadosos e metódicos que se dêem ao trabalho de concluir as coisas você começou.

Embora você seja muito ligado aos seus amigos, você raramente está interessado em compromissos "de coração" e de longo prazo com seu cônjuge, e às vezes dá prioridade secundária às suas responsabilidades familiares. Todas as relações sociais são essencialmente condicionais para você, que está sempre atento ao que você tem a ganhar com o investimento que faz. Enquanto há um retorno social ou sexual, você é uma pessoa carinhosa, doando-se livre e generosamente ao seu cônjuge, e trazendo diversão e surpresa aos seus relacionamentos. Quanto a questões de solidariedade e de comprometimento no meio familiar, entretanto, você pode ser menos generoso, e seu cônjuge poderá com o tempo vir a sentir-se como um tipo de posse ou de mercadoria negociável.


Personalidades do tipo ESTP tendem a ser indivíduos entusiasmados, geralmente imprevisíveis que sabem com desfrutar o momento presente e divertir-se independentemente do que estejam a fazer; isto também se aplica aos seus relacionamentos. Pessoas com este tipo de personalidade são muito boas em improvisação, e esta característica é geralmente visível de forma clara, especialmente quando o ESTP namora. O que quer que ocorra, os seus parceiros nunca poderão reclamar que o seu relacionamento foi monótono.

ESTPs adoram atividades práticas e divertidas e encorajam os seus parceiros a explorá-las também. É pouco provável que alguém com este tipo de personalidade goste de longas conversas com temas filosóficos; ao invés disso, eles irão vir com um hobby ou uma ideia interessante. Entretanto, a necessidade dos ESTPs de buscar novas sensações também pode pôr em risco a estabilidade de seus relacionamentos. Se alguém com personalidade do tipo ESTP ficar entediado, eles irão naturalmente buscar outras fontes de excitação, e isto poderá resultar na busca por outro parceiro. Como os ESTPs também tendem a ser muito charmosos e populares, isto raramente é uma tarefa assustadora para eles.

Isto não significa que todos os ESTPs sejam infiéis nos relacionamentos românticos. Enquanto eles tendem a se envolver mais em comportamentos de risco do que a maioria dos outros tipos de personalidade, eles também são pensadores racionais e capazes de controlar tais impulsos se optarem por isso. Além da sede por aventuras que os ESTPs têm, as pessoas com este tipo de personalidade também detestam planeamento a longo prazo e preferem lidar com as coisas à medida que acontecem, vivendo um dia de cada vez. Esta atitude também permeia os seus relacionamentos. Os ESTPs simplesmente reavaliam seus compromissos diariamente e ajustam o seu comportamento de tal forma.

Do ponto de vista sexual, os ESTPs simplesmente gostam de se divertir e desfrutar do vínculo com seu parceiro de uma perspectiva física. Pessoas com este tipo de personalidade também tendem a ser muito sensuais e dispostas a experimentação. Não têm problemas em separar amor de sexo, o que pode causar alguma tensão no relacionamento. Muitos outros tipos de personalidade vêem a intimidade como uma das melhores formas de expressar o seu amor, esperando que seus parceiros verbalizem os seus sentimentos ou, no mínimo, que os expressem de forma não-verbal em tais situações. Em contraste, os ESTPs tendem a abordar a intimidade de um ponto de vista puramente físico.

Personalidades ESTP são muito perspicazes, capazes de perceber até mesmo a menor mudança no humor ou comportamento de seus parceiros. Embora eles não sejam sensíveis ou emocionais, tal percepção impressionante facilita o reconhecimento das necessidades e desejos de seus parceiros por um ESTP. E, conforme o mencionado anteriormente, um ESTP sempre saberá como surpreender o seu parceiro. A sua imprevisibilidade e curiosidade manterão sempre a chama do relacionamento acesa – desde que o ESTP esteja a disposto a fazer um esforço.

Parceiros ideais: Tipos ISTJ e ISFJ, já que suas características de Introversão (I) e Julgamento (J) compensam as características de Extroversão (E) e Percepção (P) dos ESTPs.


O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do ESTP. Note que esses dez elementos podem apresentar-se em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os ESTPs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.

Como um ESTP, a satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos ESTPs incluem:

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

Ocupações Populares para ESTPs

Ao listar ocupações que são populares entre ESTPs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que ESTPs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada pela ordem de importância e/ou preferência.

Os ESTPs tendem a ser indivíduos muito interessantes e joviais, é praticamente impossível ficar entediado em sua companhia. A diversidade de seus pontos fortes e fracos também dificulta prever como eles irão agir num papel específico ou enfrentar um problema específico. Além disso, os ESTPs vivem totalmente no presente, lidando com as questões à medida que surgem e não se preocupam muito com o futuro.

Colegas do tipo ESTP

Gerentes do tipo ESTP

Subordinados do tipo ESTP


 Ernest Hemingway

Jack Nicholson

Eddie Murphy

Madonna

Bruce Willis

Michael J. Fox

James Buchanan

Jerry Maguire (Tom Cruise) em Jerry Maguire - A Grande Virada

 

Tags: tipos de personalidade, estp, promotor, myers briggs

Imprimir

ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização . Saiba mais sobre o uso de cookies.

Aceito os cookies deste site.