Personalidade ISFP - O Compositor

isfp

Os ISFPs são os mais espontâneos e imprevisíveis de todos os tipos introvertidos. Eles adoram explorar e abraçar novas coisas, ideias e atividades. ISFPs são muito bons em perceber tais oportunidades e adoram experimentar coisas novas. Pessoas com este tipo geralmente acham fácil lançar novas tendências e inspirar outras pessoas – o seu pendor pela experimentação é verdadeiramente impressionante.

 

Os ISFPs são muito independentes e resistem fortemente a todas as formas de controle. Eles são os verdadeiros "espíritos livres", vendo quase todas as regras e tradições como limitações auto-impostas que tornam a vida monótona e entediante. Os ISFPs vivem completamente no presente – eles aceitam as coisas como são, adaptando o seu comportamento, se necessário.

ISFPs dão-se bem em áreas que exigem uma abordagem artística. Personalidades ISFP também tendem a ser muito charmosas, principalmente porque eles acham fácil encontrar o melhor elogio para uma pessoa em especial. Consequentemente, os ISFPs raramente encontram dificuldades em se relacionar com as outras pessoas. Mesmo quando o ISFP está sendo verdadeiramente imprevisível, ou melhor, imprudente, o seu charme facilmente desarma todos ao seu redor.

Dito isto, os ISFPs também precisam de tempo para se retirar da interação social e descansar a sua mente. Isto contribui para o ar de imprevisibilidade e mistério que geralmente circunda os ISFPs – algumas vezes, até mesmo os seus amigos mais íntimos podem ter dificuldades em antever as reações de um ISFP.

Personalidades ISFP também tendem a ser muito sensíveis aos sentimentos das outras pessoas – eles são inclinados a buscar a harmonia em todas as situações e não têm dificuldades em perceber uma mudança no estado emocional de alguém. Por outro lado, ISFPs podem ser incrivelmente competitivos e reagem muito mal a qualquer forma de crítica.

ISFPs têm muita dificuldade, em geral, em seguir um processo estruturado e consequentemente podem ter um desempenho fraco na escola. Entretanto, as habilidades artísticas dos ISFPs proporcionam muitas opções – pessoas com este tipo podem não ter sucesso em um ambiente académico, porém, podem brilhar verdadeiramente em um campo que utilize seus talentos, dando ao ISFP um grau suficiente de liberdade. Finalmente, vale mencionar que personalidades ISFP são muito focadas em metas, e moldam seus princípios internos em torno de tais metas.

(Aproximadamente 4-7% da população) Os ISFPs são pessoas amáveis, atenciosas e sensíveis, que mantêm muitos dos seus ideais e valores intensamente pessoais para si próprias. Expressam as suas emoções profundamente sentidas com mais frequência através de acções do que através de palavras.

Modestos e reservados, os ISFPs são de facto pessoas tremendamente calorosas e entusiásticas, mas que tendem a não mostrar esse lado de si mesmas a não ser com aqueles que eles conhecem e em quem confiam plenamente. Os ISFPs tendem a ser mal compreendidos por causa da sua tendência em não se expressarem directamente.

Os ISFPs são pacientes, flexíveis e de convívio fácil e têm pouca necessidade de controlar e dominar os outros. Eles são imparciais e receptivos quanto ao comportamento dos outros de uma maneira realista. São observadores de pessoas e coisas à sua volta e não procuram encontrar motivos ou significados.

Porque os ISFPs vivem completamente no momento presente, tendem a não preparar ou planear mais do que é necessário. Bons planeadores de curto prazo, sentem-se à vontade em ter as coisas concluídas porque estão plenamente ocupados no aqui e agora e gostam de apreciar a experiência presente sem ter que se atirar para a próxima actividade.

Interessados no que aprendem e percebem directamente das suas experiências e sentidos, são com frequência artísticos e estéticos ao procurarem criar ambientes pessoais e maravilhosos para si próprios.

Sem a necessidade de liderar, os ISFPs são com frequência seguidores leais e bons elementos de equipa. Porque usam os seus valores pessoais para julgar tudo na vida, gostam de pessoas que se empenham em conhecê-los e em entender as suas lealdades internas. Basicamente confiantes e compreensivos, precisam de relacionamentos harmoniosos e são sensíveis aos conflitos e confrontos.

Possíveis Aspectos Negativos

A natureza altamente sensível dos ISFPs permite-lhes ver claramente as necessidades dos outros, e algumas vezes trabalham tão excessivamente para ir ao encontro dessas necessidades que se esquecem de si mesmos no processo. Isto pode resultar em ficarem, fisicamente doentes de exaustão e excesso de trabalho. Por vezes precisam deixar de se preocuparem com os outros para preocuparem-se mais consigo mesmos.

Porque se concentram tão completamente na sua experiência do momento, tendem a não olhar além do presente e deixam de ter uma visão mais ampla. Algumas vezes têm dificuldade em compreender as coisas num contexto mais complexo. Porque normalmente não procuram ou vêem possibilidades que não existem no momento presente, tendem a não se preparar antecipadamente. Com frequência, têm dificuldade em organizar o seu tempo e recursos. Podem ter que se esforçar em controlar o seu impulso para sair e apreciar um momento tranquilo ou participar numa actividade favorita.

Os ISFPs são vulneráveis às criticas dos outros porque tendem a assumir as avaliações pessoalmente e ficam ofendidos e desencorajados. Podem ser vistos como crédulos e excessivamente confiantes porque aceitam as pessoas e as coisas como são e não esperam um motivo maldoso ou vêem qualquer outra coisa nelas. Necessitam tornar-se mais assertivos acerca das suas próprias necessidades e considerar as implicações do comportamento dos outros. Ao aplicar alguma objectividade e cepticismo às suas análises, podem tornar-se melhor avaliadores de carácter.

Pontos Fortes de um ISFP

Pontos Fracos de um ISFP


Embora você se sobressaia nas chamadas "belas artes", compor não deve ser visto apenas como escrever música, mas como sintetizar qualquer aspecto do mundo dos sentidos. Mais do que as outras pessoas, você tem uma noção clara do que se encaixa e do que não se encaixa em todos e quaisquer tipos de trabalhos artísticos, e por isso, quando um pintor, escultor, coreógrafo, cineasta, compositor, dramaturgo, poeta, romancista, chef, decorador, ou designer de moda especialmente talentoso aparece, esta pessoa é provavelmente do seu Tipo de Personalidade.
Sendo uma pessoa sintonizada em variações sensoriais, isto lhe confere uma capacidade extraordinária de trabalhar com as mais sensíveis nuances de cor, tom, textura, aroma e sabor. Essa sensualidade observadora parece brotar naturalmente de dentro de você, como uma capacidade inata.

Embora algumas pessoas como você se tornem mundialmente famosas, em geral, é muito difícil observá-las, tornando-as provavelmente as pessoas menos compreendidas de todas. Talvez esta má compreensão venha de sua tendência a não se expressar verbalmente, mas sim através de ações, sendo geralmente desinteressado em desenvolver desenvoltura na fala ou na conversa. A palavra falada, afinal, não é tão útil quanto a ferramenta, e você prefere ter os seus dedos sobre as ferramentas de composição e através destas sentir o pulso da vida. Este impulso precisa ser sentido pelo toque, nos músculos, nos olhos, nos ouvidos.

Esta sua insistência em ter seus sentidos tão conectados e sintonizados com a realidade concreta pode, em alguns casos, ocasionar uma quebra da linguagem, de tal forma que você desista facilmente de suas tentativas de se expressar verbalmente. Mas esta relutância na fala não é resultado de falta de capacidade sua, mas sim de interesse. Se você encontrar um meio de expressão artística você expressará seu caráter eloquentemente através deste meio, mas caso não o encontre, seu caráter não virá à tona, e ninguém o conhecerá, reticência esta que tornará seu caráter praticamente invisível. Novamente, nos raros casos em que uma habilidade notável é alcançada, tal como no músico virtuoso, pessoas como você podem se tornar celebridades, porém sua natureza ainda estará longe de ser visível.

Embora pessoas como você frequentemente invistam longas e solitárias horas em suas composições, não podemos pressupor que você esteja trabalhando em sua arte no sentido de estar seguindo um planejamento cuidadoso, e executando um serviço de forma dedicada. Quando observado de perto, você se revela uma pessoa que faz as coisas por impulso. Na verdade, você cobiça seus impulsos e os enxerga como o centro de sua vida. Você não espera para agir ou para considerar suas próximas ações, já que esperar é ver seu impulso murchar e morrer; ao invés disso, você vive intensamente no momento, e da forma mais graciosa possível, com pouco ou nenhum planejamento ou preparação. Mergulhar na sua vocação artística não é feito visando preparar-se para alguma coisa mais tarde, e também não é um brincadeira de destreza. Você é tomado pelo ato da composição artística, como se apanhado por um redemoinho. A ação é o seu mestre, e não o contrário, e, de certa forma, o fazer é suscitado pela ação em si. Você pinta ou esculpe, dança ou patina, escreve melodias ou receitas — ou o que quer que seja — simplesmente porque você precisa fazê-lo. Você escala a montanha porque ela está lá.

Capturado da maneira que você é por quaisquer ações que você esteja executando, você parece indiferente à fadiga, e até mesmo à dor que acompanha muitas das suas atividades. Não é que você esteja dessensibilizado a estas dificuldades, mas sim que, quando absorvido, animado, e totalmente engajado por uma ação, você simplesmente não nota as dificuldades.

Essa capacidade de "perder-se na ação" explica as obras individuais espetaculares que pessoas como você são capazes de criar, e no entanto, também envolvem um lado social. Você é uma das pessoas mais gentis do mundo. Estamos falando aqui de uma generosidade incondicional levada à sua forma mais extrema. Além disso, você é especialmente sensível à dor e ao sofrimento alheio, e com uma impulsividade solidária você se doa livremente àquele que sofre. Você pode ter um jeito notável de lidar com crianças pequenas, quase como se houvesse um vínculo de solidariedade e de confiança mútua. Em alguns casos um vínculo semelhante pode ser visto entre você e animais, até mesmo animais selvagens. Muitas pessoas como você anseiam instintivamente pelo pastoril, pelo campestre, pelo ar livre, pelas selvas, e a natureza parece lhe acolher sorridentemente.

É claro, nem todas as pessoas como você foram ou precisam ser artistas no sentido restrito da palavra. A arte, concebida de forma ampla, é qualquer ação cujo próximo movimento é uma variável livre, e portanto você tem ampla margem de escolha de profissão, especialmente se você não abandonar a escola precocemente (embora um grande número de pessoas como você o faça, já que a escola oferece pouco que seja de seu interesse ou que desafie seus talentos especiais).


Pessoas com personalidade do tipo ISFP são, em geral, um total mistério para os outros, e mesmo os seus parceiros de longa data podem ficar surpresos, de tempos em tempos. ISFPs tendem a ser indivíduos muito sensíveis, emocionais, mas esforçar-se-ão ao máximo para ocultar tais características do mundo – e por um bom motivo: poucos tipos são mais vulneráveis a críticas, conflitos e adversidades em geral. No entanto, os ISFPs também podem ser inacreditavelmente calorosos e entusiasmados, se o seu parceiro estiver disposto a aceita-los como eles são.

Sentimentos e emoções são a base de cada aspecto da personalidade do ISFP, definindo os seus relacionamentos também. Os ISFPs tendem a ser muito cuidadosos e leais, sempre buscando por formas de surpreender os seus parceiros. Esta não é uma tarefa difícil para pessoas com este tipo de personalidade, graças a sua praticidade e espontaneidade. ISFPs tendem a ter habilidades de planeamento a longo prazo relativamente fracas, mas quase nunca ficam sem ideias sobre o que fazer no presente. Isto ajuda-os a trazer um elemento de novidade e imprevisibilidade ao relacionamento.

Os ISFPs são parceiros amorosos e realistas, dispostos a despender muito tempo e esforço para se certificar que a sua outra metade se sinta amada e especial. Pessoas com este tipo de personalidade são ótimas ouvintes e estão, geralmente, interessadas em saber como o seu parceiro se sente. Lógica, racionalidade, e planeamento estratégico não são o seu forte, e a maioria dos ISFPs fica mais feliz em deixar o seu parceiro tomar a liderança nestas áreas. No entanto, eles são perfeitamente capazes de cumprir a sua parte no relacionamento, especialmente quando se trata de questões emocionais.

Do ponto de vista sexual, personalidades ISFP são muito sensuais e atentas. Eles adoram envolver todos os cinco sentidos e fazem de tudo para garantir que seu parceiro fique totalmente satisfeito. Mesmo que os ISFPs tendam a ser relativamente reservados ou até mesmo tímidos em ambientes sociais, estas máscaras caem quando eles estão num relacionamento com alguém em que realmente confiem. O parceiro de um ISFP ficará agradavelmente surpreso quando descobrir este lado raramente visto da personalidade ISFP.

Finalmente, é importante observar que pessoas com personalidade do tipo ISFP precisam saber que seu amor e atenção são valorizados e apreciados. É pouco provável que o ISFP peça por isso, mas ele poderá sentir-se frustrado e decepcionado se seu parceiro não se esforçar em expressar os seus sentimentos. Tal expressão não precisa ser necessariamente verbal – ISFPs acreditam em ações, e não em palavras – mas é essencial que os ISFPs saibam que os sentimentos são recíprocos.

Parceiros ideais: Tipos ESFJ e ESTJ, já que suas características de Extroversão (E) e Julgamento (J) compensam as características de Introversão (I) e Percepção (P) dos ISFPs.


 O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do ISFP. Note que esses dez elementos podem apresentar-se em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os ISFPs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.

Como um ISFP, a satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos ISFPs incluem:

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

Ocupações Populares para ISFPs

Ao listar ocupações que são populares entre ISFPs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que ISFPs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada pela ordem de importância e/ou preferência.

Personalidades ISFP tendem a buscar funções que lhes permitam a expressão da sua criatividade sem exigir normas rígidas ou limitar a sua liberdade sob qualquer forma. ISFPs são conhecidos pela sua imprevisibilidade, espontaneidade e charme. São pessoas genuinamente divertidas, mesmo que estas características nem sempre sejam apreciadas no ambiente de trabalho. Vamos dar uma olhada sobre como as personalidades do tipo ISFP agem no ambiente profissional.

Colegas do tipo ISFP

Gerentes do tipo ISFP

Subordinados do tipo ISFP


Bob Dylan

Paul McCartney

Michael Jackson

Kevin Costner

Britney Spears

John Travolta

Elizabeth Taylor

Christopher Reeve

Donald Trump

María Antonieta

Ulysses S. Grant

Millard Fillmore

Warren G. Harding

Wolfgang Amadeus Mozart (Tom Hulce) em Amadeus

Tags: meyers briggs, tipos de personalidade, isfp, compositor

Imprimir

ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização . Saiba mais sobre o uso de cookies.

Aceito os cookies deste site.