Personalidade ISTP - O Habilidoso

istp

Pessoas com o tipo de personalidade ISTP possuem muitas características interessantes que podem confundir facilmente os estranhos. Geralmente são muito lógicos e racionais, focados em projetos e ideias racionais e mecânicos. Os ISTPs podem ser muito calmos e racionais por um longo tempo – no entanto, isto simplesmente significa que eles estão a acumular energia e à espera do momento certo para a libertar de uma vez.

 

Os ISTPs são indivíduos relativamente privados, o que torna difícil para as outras pessoas saberem o que realmente se passa nas suas mentes. ISTPs podem tornar-se teimosos inesperadamente e falar, especialmente quando seus princípios e hábitos são alvo de críticas.

ISTPs tendem a ter um ótimo sentido de humor, que pode ajudá-los a resolver uma situação tensa ou tornar as coisas ainda mais complicadas, se o ISTP fizer uma piada que poderia ser vista como insensível. ISTPS não são naturalmente emocionais – por conseguinte, eles podem magoar, de forma não intencional, as pessoas que pertençam a tipos mais sensíveis.

Eles não hesitam em expressar o seu interesse em algo que outra pessoa esteja a trabalhar, e não se importam se alguém quiser envolver-se num dos seus próprios projetos.

Personalidades ISTP são brilhantes em áreas que combinam criatividade, liberdade e praticidade. Eles tendem a ser ótimos engenheiros e solucionadores de problemas, mas estes pontos fortes são resultantes da sua experiência prática e visão ao invés de teorias científicas. ISTPs podem entediar-se rapidamente quando estão a estudar, especialmente se eles não virem um modo de aplicar tal conhecimento na prática. Consequentemente, isto geralmente leva a dificuldades no ambiente académico, embora os ISTPs possam dar-se bem em áreas que requeiram uma abordagem prática.

Justiça e igualdade são duas outras ideias que são muito importantes para as personalidades ISTP. ISTPs preferem torcer ou quebrar as regras do sistema existente do que falhar em seguir seus próprios padrões pessoais quando se trata de tais coisas. Consequentemente, jamais verá um ISTP  num ambiente em que as suas regras pessoais possam ser violadas. Personalidades ISTP são extremamente leais aos seus amigos, mas podem precisar de muito "tempo sozinhos" para recarregar.

(Aproximadamente 4-7% da população) Os ISTPs são pessoas directas, honestas e pragmáticas que preferem acção em vez de conversa. São despretensiosos e, com frequência, têm uma boa compreensão de como as coisas funcionam.

Porque são analíticos, os ISTPs estão, acima de tudo, interessados nos princípios objectivos e subjacentes das coisas. Os ISTPs têm uma compreensão inata de como as coisas mecânicas funcionam e são normalmente habilidosos na utilização de ferramentas e no trabalhar manual. Tendem a tomar decisões lógicas e particulares, declarando as coisas clara e directamente, tal como eles as vêem.

Curiosos e observadores, os ISTPs tendem a ser convencidos apenas por factos sólidos e inegáveis. Têm um grande respeito por factos e podem ser autênticos repositórios de informações sobre coisas que conhecem e compreendem bem. Porque são realistas, são capazes de tirar bom proveito dos recursos disponíveis, o que os torna práticos e com um bom sentido de oportunidade.

Discretos e reservados, os ISTPs normalmente parecerem frios, distantes e inclinados para a timidez, excepto quando com bons amigos. Possuindo autodeterminação, são igualitários e justos. Tendem a operar impulsivamente, de forma que são bastante adaptáveis e reactivos aos problemas e desafios imediatos. Porque prosperam na excitação e acção, normalmente gostam de desportos e actividades ao ar livre.

Possíveis Aspectos Negativos

Porque tomam as suas decisões de uma forma privada, os ISTPs mantêm mesmo as mais importantes questões para si mesmos, o que pode deixar as pessoas das suas vidas no escuro acerca do que está a acontecer. Têm dificuldade em partilhar as suas reacções, sentimentos e preocupações com os outros porque para eles isso parece desnecessário. Precisam aceitar que as outras pessoas desejam e necessitam saber o que está a acontecer nas suas vidas e compreender que eles são os únicos que podem fornecer uma explicação satisfatória.

Os ISTPs são tão realistas que normalmente podem ver formas de minimizar esforços em quase todos os projectos. Por causa do seu desejo de ter tempo livre, com frequência não preparam mais do que é absolutamente necessário ou podem não perseverar com um projecto até à sua conclusão. Isto pode levá-los a tentar o caminho mais fácil. Esboçar um projecto, com todos os passos e detalhes, ajudará a controlar a sua possível falta de iniciativa e reduzir a sua aparente indiferença.

Porque os ISTPs estão constantemente atentos para novas informações sensoriais e preferem manter todas as suas opções abertas, podem ser indecisos e vacilantes. A sua necessidade de excitação pode fazer com que se tornem imprudentes e também facilmente entediados. Estabelecer objectivos e compromissos sérios com coisas e pessoas ajudá-los-á a evitar os perigos e frustrações mais comuns de um estilo de vida potencialmente inconsequente.

Pontos Fortes de um ISTP

Pontos Fracos de um ISTP


O seu diferencial mais claro está no seu excepcional domínio de ferramentas, sejam elas equipamentos, máquinas, ou instrumentos dos mais variados tipos. De brocas microscópicas a caças supersônicos, de pequenos bisturis a guindastes gigantescos, as ferramentas podem ser definidas como qualquer equipamento que estenda a capacidade dos seres humanos — veículos, elevadores, cortadores, e armas são apenas algumas das muitas classes de ferramentas existentes. Enquanto a maioria das pessoas consegue alcançar um nível de capacidade funcional de uso destas ferramentas, pessoas como você são os verdadeiros ases, dispondo de uma capacidade nata de dominá-las, e tornando-se um perito em todas as funções que necessitam de sua competência manual.
Desde menino que você é atraído como um imã por equipamentos, máquinas, e instrumentos — e essas coisas caem em suas mãos exigindo ser utilizadas, e você não tem outra escolha senão dominá-las. Para todos os efeitos, se alguém opera uma ferramenta destas com uma precisão que chega a desafiar o que as pessoas acreditam ser possível, pode saber que no controle dela estará alguém como você.

O seu domínio de ferramentas é sem dúvida excepcional, mas é importante compreender que isto não se desenvolve em você de forma intencional, tal qual o atleta que treina o mesmo movimento por horas até adquirir proficiência no mesmo, mas sim, seu domínio se desenvolve de forma impulsiva e natural. Para você a ação dá maior prazer e é mais eficaz quando não é planejada, e quando não envolve propósito algum além de simplesmente estar fazendo aquilo, naquele momento. Você prefere que suas ações sejam espontâneas e livres; você quer desbravar o seu próprio caminho, ser o seu próprio líder, e não ter que sujeitar os seus próprios impulsos a regras, regulamentos, ou leis.

De fato, pessoas como você podem ser ferozmente rebeldes, enxergando hierarquia e autoridade como coisas desnecessárias e até mesmo altamente desgastantes. Nem é uma questão de você ser contra as regras, mas sim de você simplesmente ignorá-las, não permitindo que elas influenciem as suas ações. Você precisa ter liberdade para fazer as coisas que você quer fazer, da maneira que quer fazê-las, variando cada próximo passo conforme os seus impulsos, e você se orgulha da sua capacidade de escolher esses próximos passos com habilidade. É justo dizer que você, de uma certa maneira, não trabalha com as suas ferramentas, mas sim brinca com elas de acordo com os seus impulsos, e não de acordo com um planejamento pré-estabelecido. Se um planejamento imposto por outras pessoas coincidir com os seus impulsos, ótimo; caso contrário, que se exploda o tal planejamento.

Você também busca lazer impulsivamente, saindo a qualquer momento de casa, simplesmente porque sente vontade de se divertir com os seus brinquedos. O cirurgião muda a sua agenda para conseguir participar numa partida de golfe, ou o carpinteiro se atrasa para o trabalho porque naquele dia o mar estava bom pra surfe, ou porque um cardume grande havia chegado e os peixes estavam beliscando. Estes seus impulsos que lhe possibilitam escapar da rotina e se divertir são irresistíveis e incontroláveis, e o conselho a ser dado às pessoas é que não tentem impedir você de fazer o que deseja.

Não somente impulsivo, você é destemido em sua diversão, arriscando-se novamente (e ainda mais uma vez!), apesar das frequentes lesões. De todas as pessoas, você é a que mais provavelmente arriscaria a própria vida, ou apostaria na sua capacidade técnica contra o acaso ou as probabilidades. Pode não haver limites para as formas de arrepios que você busca em seu lazer, desafiando desastres simplesmente por diversão. Você absolutamente adora adrenalina, especialmente na forma de corridas em alta velocidade, paraquedismo, base jump, por exemplo. Esta ânsia por adrenalina só encontrada em experiências extremas também o torna mais sujeito ao tédio do que qualquer outro tipo de pessoa, já que sua necessidade por estímulos o leva a ritmos cada vez mais acelerados. Curiosamente, porém, você não fica entediado enquanto faz as suas coisas, mesmo que provavelmente haja longos períodos em que nada aconteça, como quando você viaja, surfa, caça ou pesca.

Geralmente de mãos calejadas e de fala mansa, pessoas como você se comunicam através da ação, e demonstram pouco interesse em desenvolver competências verbais. A sua falta de expressividade faz com que você se pareça solitário na escola e no trabalho, e apesar de se rodear de pessoas como você mesmo na hora de brincar, você baseia seu companheirismo no seu domínio de ferramentas, e a sua conversa é esparsa e breve. De fato, esta falta de interesse na comunicação é muitas vezes confundida por médicos e professores como um "déficit de aprendizagem" ou "dislexia", ambas noções médicas e acadêmicas questionáveis. Deixem só você manusear equipamentos de qualquer complexidade e força e verão quão rapidamente você aprenderá a utilizá-los, e quão precisamente você falará dos equipamentos.

Dotado de uma inteligência concreta, você não se interessa nem um pouco pela estrutura curricular relacionada a carreiras de escritório, à área de Humanas ou de Exatas que predomina no mundo acadêmico moderno, e isso muitas vezes o traz problemas, por você se recusar a fazer as suas tarefas. Afinal, as tarefas escolares diárias são uma mera preparação para algo que você acredita que de qualquer maneira você nunca fará. Pessoas como você não querem se preparar — para nada — e você faz questão de deixar isto claro para os seus professores. Esta frequente recusa em ficar sentado quieto e a cooperar na sala o leva a ser rotulado como "hiperativo", ou como tendo "déficit de atenção", e muitas pessoas como você acabam sendo dopadas pelos pais com narcóticos estimulantes para drogá-los ao ponto de uma obediência aparente. Esses rótulos são puramente fictícios, e esta narcoterapia experimental é provavelmente um crime. Certamente que pessoas como você são ativas, mas apenas em sua insistente e obstinada busca por conseguir fazer algo interessante, algo que o permita colocar sua ousadia à prova. Você funcionará numa estrutura curricular focada na utilização de ferramentas, instrumentos, ou máquinas.

Você é uma pessoa difícil de conhecer. Por um lado, você é igualitário e pode ser ferozmente leal a seus amigos, companheiros de equipe, e ao seu cônjuge. Pessoas como você dão a roupa do corpo aos amigos, e muitas vezes generosamente cedem seu tempo e habilidade com ferramentas para ajudar seus amigos a construir seus projetos ou a fazer seus serviços mecânicos, seja reformando uma casa, por exemplo, ou consertando carros ou barcos. Por outro lado, você é como o lobo solitário que não se amarra a agendas e a compromissos, e assim nem sempre as pessoas poderão contar contigo para cumprir suas ofertas de ajuda. Talvez você apareça, talvez não, dependendo da intensidade do impulso que você sentir, e portanto é melhor que seus amigos não contem com você até que você apareça lá.


As características geralmente enigmáticas da personalidade do tipo ISTP significam que namorar um ISTP pode ser uma experiência muito complexa e interessante. Sua característica Racional (T) tende a conferir-lhes um ar de frieza e distanciamento, mas isso é compensado pelas características de Observação (S) e Percepção (P) dos ISTPs de uma forma que podem ser muito atraentes para o sexo oposto. ISTPs vivem no presente, buscando por novas atividades e experiências e evitando a rotina e horários rígidos. Pessoas com este tipo de personalidade farão o seu melhor para resistir a quaisquer tentativas de controle, direta ou indiretamente. Todas estas características devem ser lembradas por qualquer um que namore um ISTP.

ISTPs são muito independentes e precisam de muito espaço pessoal, especialmente em um relacionamento afetivo. É importante observar que as pessoas com o tipo de personalidade ISTP tendem a gravitar em torno de atividades sensuais e práticas e são suscetíveis a tentar mudar os hábitos de seu namoro ou de seu parceiro de longa data, se sua abordagem em relação à vida for um pouco diferente.

Personalidades ISTP veem as suas obrigações como algo precisa ser renovado a cada dia – mesmo que eles digam "Aceito" na frente de um padre, isto realmente quer dizer "Aceito (até que algo mude)". Isto não significa que os ISTPs não estejam dispostos ou sejam incapazes de desenvolver e manter relacionamentos de longo prazo; eles simplesmente detestam comprometer-se com algo que não tenha uma "cláusula rescisória". Os parceiros amorosos de um ISTP devem estar conscientes desta tendência e tentar evitar forçar o ISTP a um compromisso no início do relacionamento.

Sexualmente, os ISTPs veem a intimidade como algo que é tanto uma arte como uma fonte de prazer. É pouco provável que eles sejam muito rígidos ou tradicionais quando se trata de sexo – seja durante o namoro ou posteriormente no relacionamento. Personalidades ISTP são sensuais e práticas, capazes de usar todos os cinco sentidos sem qualquer tipo de esforço. Eles irão incentivar os seus parceiros a simplesmente relaxar e se divertir.

ISTPs não são muito emocionais e tendem a ocultar e proteger suas emoções, principalmente por eles não saberem como lidar com elas. Apesar disso, qualquer um que namore ou esteja em um relacionamento de longo prazo com um ISTP deve saber que eles tendem a ter sentimentos muito profundos e fortes, mesmo que achem difícil expressa-los. Além disso, como já mencionamos, os ISTPs vivem no presente e assim como os seus sentimentos – eles podem ser muito passionais em um dia e indiferentes no dia seguinte. Seus parceiros amorosos não devem levar isto para o lado pessoal; esta é simplesmente a forma como suas mentes trabalham.

Parceiros ideais: Tipos ESTJ e ESFJ, já que suas características de Extroversão (E) e Julgamento (J) compensam as características de Introversão (I) e Percepção (P) dos ISTPs.


O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do ISTP. Note que esses dez elementos podem apresentar-se em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os ISTPs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.

Como um ISTP, a satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos ISTPs incluem:

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

Ocupações Populares para ISTPs

Ao listar ocupações que são populares entre ISTPs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que ISTPs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada pela ordem de importância e/ou preferência.

Colegas, gerentes e subordinados do tipo ISTP tendem a ser muito misteriosos e imprevisíveis. Os traços de personalidade do ISTP podem confundir até mesmo seus amigos mais próximos, quanto mais as pessoas que eles encontram no trabalho. Talvez a seguinte lista o ajude a entender melhor o ISTP.

Colegas do tipo ISTP

Gerentes do tipo ISTP

Subordinados do tipo ISTP


Clint Eastwood

Milla Jovovich

Frank Zappa

Zachary Taylor

Tom Cruise

"Michael Westen" de Burn Notice

"Jack Bauer" de 24 Horas

"Indiana Jones" da série Indiana Jones

"John McClane" da série Die Hard

"Angus MacGyver" de MacGyver

Roy Hobbs (Robert Redford) em Um Homem Fora de Série

Tags: meyers briggs, tipos de personalidade, istp, artífice

Imprimir

ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização . Saiba mais sobre o uso de cookies.

Aceito os cookies deste site.